Image Map

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cirurgia Ortognática


Olá pessoal!No post de hoje vamos falar sobre um tema muito interessante e inovador a cirurgia ortognática,um procedimento que pode melhorar em vários aspectos a qualidade de vida para quem o faz,tanto na estética quanto para a saúde.

Vamos entender melhor como funciona...
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Os problemas ortodônticos podem ter diversas causas e contam com várias opções de tratamento, como o aparelho fixo e o móvel. Mas, em alguns casos, o problema é causado pelo posicionamento dos ossos da maxila e da mandíbula, sendo necessária uma intervenção maior para o tratamento: a cirurgia ortognática.
Ela proporciona uma melhora na estética do paciente e também garante mais qualidade de vida. Quer saber mais sobre esse procedimento? Então continue com a gente
_________________________________________________________________________________________

O que é a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática tem o objetivo de melhorar a harmonia facial pelo reposicionamento dos maxilares e resolve problemas de oclusão (mordida) do paciente.

O tratamento também previne transtornos mais sérios que podem ser causados pela assimetria, como os respiratórios ou distúrbios da fala, o desgaste das articulações, a artrose e outros problemas nos ossos da região buco-maxilo-facial.

Além de resolver esses problemas, a cirurgia traz diversos benefícios. Veja alguns exemplos:

melhora na respiração;
equilíbrio estético;
mais qualidade na articulação da fala;
melhora na mastigação e, por consequência, no sistema gastrointestinal;
aumento da autoestima do paciente.
Como é feito o procedimento?
O procedimento é feito por um dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Portanto, é exigida a internação do paciente e a realização de exames pré-cirúrgicos, da mesma forma que acontece nas cirurgias convencionais.

A cirurgia geralmente é feita por dentro da boca, evitando os cortes externos e cicatrizes que fiquem visíveis no rosto do paciente.

Em que casos ela é indicada?
A indicação depende da análise de cada caso, mas em geral, ela é recomendável para as pessoas que têm uma desarmonia na face, causada pelo crescimento desproporcional de alguns ossos, tratando problemas em três planos da face:

plano ântero-posterior: problemas como o prognatismo mandibular (queixo grande) ou retrognatismo (queixo pequeno);
plano vertical: problemas de excesso ou falta de altura na face. No primeiro caso, ocorrem situações como o “sorriso gengival”. Na deficiência de altura o sorriso esconde ou mostra pouco dos dentes superiores, dando uma aparência envelhecida para o paciente;
plano transversal: resulta em assimetria no rosto ou a mordida cruzada.
Como é a recuperação da cirurgia?
O pós-operatório exige alguns cuidados, especialmente em relação à alimentação. Na primeira semana o paciente deve ingerir apenas líquidos, passando por uma dieta pastosa até conseguir reinserir os alimentos sólidos nas suas refeições. Geralmente, é preciso um período de 3 meses para uma recuperação completa, sem restrições na alimentação.

Quais tratamentos são necessários?
Para que a cirurgia ortognática alcance os resultados esperados, é comum que o paciente também tenha que se submeter a outros tratamentos odontológicos, especialmente o uso de aparelhos ortodônticos, que vão realinhar o sorriso e fazer as correções necessárias para trazer mais harmonia para o rosto.

Na verdade, o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial trabalham juntos para planejar todo o tratamento. Isso acontece porque é preciso posicionar os dentes de forma correta sobre a base óssea, antes da cirurgia. Porém, depois do procedimento, a continuidade do tratamento ortodôntico é fundamental para fazer as últimas correções.

Entretanto, também podem ser necessárias outras intervenções, como a extração de dentes ou o implante dentário. Cada situação deve ser analisada pelos profissionais envolvidos na busca pelo melhor resultado.


Então, esclarecemos as suas dúvidas? Se quiser acompanhar outros conteúdos como este, não se esqueça de seguir as nossas páginas nas redes sociais — Facebook e Instagram. Assim você acompanha as nossas atualizações e outras dicas incríveis de odontologia.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Nenhum comentário:

Postar um comentário