Image Map

sábado, 24 de novembro de 2018

Tratamento com Flúor em Crianças


Olá pessoal!Na nossa postagem de hoje estaremos relembrando a importância e o uso do "Flúor" principalmente nas crianças.
Qual o momento certo de iniciar o tratamento? Vamos entender um pouco à respeito...
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Flúor é um mineral natural presente em muitas fontes de água do Brasil. Pesquisas mostram que o flúor não apenas reduz cárie em adultos e crianças, como também ajuda a reparar a cárie dentária em estágios iniciais, mesmo antes de ser visível. O flúor é o melhor aliado no combate à cárie e ajuda a manter a força dos dentes de toda a família, não importa a idade*.

*Flúor deve ser utilizado apenas em crianças com dois anos ou mais, ou diretamente por um dentista
Compreensão

Após a refeição, as pequenas partículas de comida deixadas em sua boca se quebram na forma de carboidratos e açúcares, que, por sua vez, são consumidos pelas bactérias na cárie, gerando ácidos. Esses ácidos dissolvem minerais do esmalte do dente, um processo chamado desmineralização. Sendo assim, esses ácidos podem tornar os dentes mais frágeis, resultando em cárie. É neste ponto que o flúor entra em ação. Quando ele atinge seu dente, é absorvido pelo esmalte, ajudando a fortalece-lo, restaurando o cálcio e o fósforo perdido, para manter seu dente resistente. Esse processo é chamado remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados no esmalte do dente auxiliam a fortalecê-lo e evitar a dissolução durante a próxima fase de desmineralização. Assim, o flúor auxilia a interromper e prevenir o processo de formação de cárie.
Planejamento

Você pode obter os benefícios do flúor de diferentes fontes. Pode ser a partir de uma fonte externa ou do interior de seu organismo. Para funcionar melhor, você deve obtê-lo a partir das duas fontes, por meio da água e pelo uso de cremes dentais fluoretados.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Sensibilidade Dental


Olá!Hoje vamos falar sobre "Sensibilidade Dental". Como isso ocorre e como devemos cuidar.
Aquela dorzinha na hora da mordida,já aconteceu com você? 

Vamos entender um pouco à respeito... 

○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●
A sensibilidade nos dentes - também conhecida como hipersensibilidade dentinária - afeta os dentes por causa de superfícies da dentinna expostas. Isso ocorre quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando uma restauração é removida, expondo a dentina.

A sensibilidade dental afeta 57% da população.

Se respirar ar frio pela boca ou ingerir alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos deixa seus dentes sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes, que se desenvolve ao longo dos anos.

Existem muitas causas associadas a essa condição bucal, incluindo:

Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte;

Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos;

Erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);

Retração da gengiva que deixa a superfície de sua raiz exposta.


Uma higiene bucal adequada é a chave para impedir que a gengiva sofra retração e cause dor nos dentes. Se você escova os dentes de maneira incorreta ou muito forte, você pode causar danos à sua gengiva e sofrer com a sensibilidade dental . Em caso de dúvidas sobre a sua rotina de higiene bucal, converse com seu dentista.

Como prevenir:

Escovar os dentes de modo adequado 3 vezes ao dia durante dois minutos com uma creme dental que não contém altos níveis de abrasividade, além de usar fio dental uma vez ao dia, pode ajudar a reduzir as chances de ter sensibilidade nos dentes. Uma dieta com poucos alimentos e bebidas ácidas também ajuda a prevenir a sensibilidade dentária.

Além de recomendar creme dental sem altos níveis de abrasivos, seu dentista poderá prescrever um creme dental específico para sensibilidade formulado para combater essa condiução e ainda fornecer proteção extra contra a cárie. Outros tratamentos, como vernizes fluoretados, por exemplo, podem ser aplicados nos dentes a fim de fornecer uma proteção extra.

○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Dentes do Siso


Olá pessoal! Hoje em nossa postagem traremos algumas dicas e detalhes sobre os Dentes do Siso.Vamos entender por que eles nascem e se realmente é necessário extraí-los.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

O dente do siso é o terceiro e último dente de cada lado dos maxilares superior e inferior. Eles também são os últimos dentes a nascerem; geralmente aparecendo entre o final da adolescência e o início da vida adulta.

Dentes do siso que nascem parcialmente ou tortos também podem levar ao congestionamento doloroso e a doenças. Conforme os dentes são removidos antes dos 20 anos de idade, eles possuem menos raízes desenvolvidas e menos complicações, a American Dental Association recomenda que pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso avaliados para observar se precisam ser removidos.
Causas

Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a nascer, ou irromper, muitas vezes não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-lo, muitas vezes nem chegando a nascer. Esses dentes são chamados de dentes impactados (abaixo da margem gengival e que não nascem), que podem causar inchaço e dor na área do terceiro molar.
Diagnóstico

Dependendo do caso, o dentista poderá recomendar que você extraia o dente.

Muitas vezes o dentista pode recomendar uma cirurgia de extração dos dentes do siso.

Caso os dentes do siso estejam impactados e presos dentro do osso, o cirurgião-dentista irá incisionar a gengiva e extrair o dente ou dentes por partes, para facilitar e preservar o osso ao redor. Poderá ocorrer um pouco de dor e inchaço, mas isso normalmente passa após alguns dias. Porém, você deve ligar para seu dentista caso tenha dor severa ou prolongada, inchaço, sangramento ou febre.

Se o seu dente do siso estiver impactado e tiver que ser extraído, ele não deverá afetar sua mordida (oclusão).

Após a cirurgia concluída, é comum que ocorra inchaço e seu rosto e pescoço fiquem sensíveis. Compressas de gelo e analgésicos prescritos pelo dentista irão ajudar, porém caso você tenha dúvidas mantenha-se sempre em contato com seu cirurgião-dentista.

Após a cirurgia, seu dentista poderá solicitar que você morda levemente um pedaço de gaze por 30 a 45 minutos após sair do consultório, para cessar o sangramento.

○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●


domingo, 11 de novembro de 2018

Cáries


Olá pessoal!Hoje nós vamos falar de um problema que de início parece não assustar,mas com o passar do tempo pode se tornar um mal irreparável se não cuidarmos.O tema de hoje são as "Cáries". 

 Vamos entender um pouco de como elas surgem e como podemos nos prevenir.

○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

 A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina.

Sinais e Sintomas:

Existem três sintomas que mostram que voc6e pode ter cárie: dor de dente; doer ao mastigar ou sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces.
Causas
Diversos tipos de bactérias vivem em nossas bocas e se acumulam nos dentes em uma película pegajosa chamada placa bacteriana (biofilme dental). Quando nós comemos e bebemos, essas bactérias criam ácidos que podem dissolver a camada protetora do dente, o esmalte. Os ácidos removem os minerais desta camada, e a falta de tratamento pode resultar na cárie.



 Diagnóstico:

O seu dentista pode diagnosticar a cárie examinando o dente ou por meio de uma radiografia.
Prevenção

Existem diversas maneiras de ajudar a prevenir a cárie, incluindo:

Escovar e usar o fio dental diariamente - isso irá ajudar a reduzir a quantidade de placa (biofilme dental) e bactérias em sua boca.

Comer alimentos açucarados ou ricos em amido com menos frequência ao longo do dia a fim de ajudar a reduzir a quantidade de ácidos produzidos por bactérias da boca.

Usar creme dental com flúor, que reforça a estrutura dos dentes.

Usar enxaguante bucal antibacteriano para reduzir os níveis de bactérias que causam cárie.



Tratamento:

Em alguns casos, os dentistas podem aplicar selantes nos molares que apresentam os primeiros sinais de cárie dentária, contanto que a desmineralização não tenha danificado o esmalte. Uma vez que o esmalte for irreversivelmente comprometido, o dentista terá que restaurar o dente. Em casos mais graves, pode ser necessário um tratamento de canal.

Em crianças, tanto os molares dos dentes de leite (decíduos) como dos permanentes, podem ser selados. A aplicação do verniz de flúor pode ser uma outra saída para protegê-los.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Ortodontia Preventiva


Bom dia!Na postagem de hoje iremos falar sobre a importância,a prevenção,e como iniciar o tratamento ortodôntico para as crianças.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

O tratamento ortodôntico em crianças pequenas é conhecido como ortodontia preventiva e pode ser iniciado em crianças a partir de 6 ou 7 anos. Nessa idade, os dentes estão se desenvolvendo e o maxilar ainda está em crescimento. Por isso, alguns problemas, como o apinhamento de dentes, podem ser mais fáceis de tratar.

É importante notar que o tratamento precoce não se aplica a todos os problemas ortodônticos; entretanto, pode auxiliar em certos casos. Dois problemas que exigem a intervenção precoce são mordidas cruzadas e sobremordidas. Uma mordida cruzada pode fazer com que o maxilar cresça irregularmente. Já os “dentes salientes” nas sobremordidas podem se fraturar com maior facilidade.

Fatores positivos:

A intervenção precoce aproveita o fato de que o maxilar de uma criança ainda está em crescimento.

O tratamento precoce também pode ser útil quando as arcadas dentais e os maxilares não estão na posição correta. Aparelhos funcionais podem resolver ou melhorar tais problemas.

Os aparelhos ortodônticos infantis tiveram grandes melhorias nas últimas duas décadas. A tecnologia os tornou mais confortáveis e mais atrativos do que os aparelhos que a maioria dos pais se lembram de utilizar.


Cuidados que devemos ter:


Uma boa higiene dental é essencial para crianças que utilizam aparelhos ortodônticos. De três a quatro vezes ao dia, peça ao seu filho enxaguar o aparelho com água para retirar resíduos de alimentos e, em seguida, escová-los cuidadosamente. Toda noite, antes de dormir, peça a ele que também passe o fio dental e use o enxaguante bucal com flúor para ajudar a manter seus dentes fortes e saudáveis.

Além disso, uma vez ao dia, você deverá auxiliar seu filho a passar o fio dental, para remover partículas de comida e da placa bacteriana na gengiva e embaixo dela, que pode se transformar em tártaro. Isso também pode ajudar na limpeza de locais difíceis de alcançar com uma escova de dente. O uso de fio dental quando se usa aparelho pode ser difícil, mas você pode utilizar diversas opções para garantir a manutenção da saúde da gengiva. Converse com o ortodontista ou o dentista de seu filho para obter recomendações sobre cuidados bucais.

A cada seis meses, leve seu filho ao dentista para uma limpeza e avaliação. O dentista poderá apontar áreas que necessitam de atenção e ajudar a garantir que os dentes se mantenham saudáveis e limpos ao redor do aparelho. Geralmente, seu dentista ou higienista poderá sugerir ferramentas ou ideias úteis para manter os dentes saudáveis durante a utilização do aparelho.
 
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●