Olá pessoal!No post de hoje descobrir o que é aparelho autoligado,suas funções e vantagens.
●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○
Você certamente já ouviu falar sobre o uso de aparelhos ortodônticos, não é mesmo? Eles servem para alinhar os dentes, abrir espaço para a colocação de implantes, melhorar a função mastigatória e a autoestima.
São muitas as vantagens obtidas por meio de uma estratégia simples, eficiente e que vem conquistando cada vez mais pacientes. O que poucas pessoas sabem é que os tipos de aparelho vão muito além das divisões entre “fixo” e “móvel”.
O que é aparelho autoligado?
O aparelho autoligado é a tecnologia mais moderna para tratamentos via aparelho fixo. Esse tipo de aparelho ortodôntico elimina a necessidade da utilização das boas e velhas borrachinhas coloridas.
A função dessas borrachinhas é prender o fio do aparelho ao bráquete (aquelas pecinhas que são coladas dente a dente). O aparelho autoligado não precisa dessas borrachinhas porque os bráquetes contam com uma estrutura em que cada um deles tem uma espécie de portinha, que abre e fecha.
Sendo assim, o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha em seguida, isolando esse ambiente e evitando que os fios se soltem com facilidade ou que o aparelho fique cheio de estruturas que podem incomodar.
Qual é a diferença do aparelho autoligado e do convencional?
A principal diferença entre os aparelhos comuns e os autoligados é justamente a existência dessa tecnologia que evita a necessidade do uso das borrachinhas.
Fazendo uma analogia entre o aparelho tradicional e o nosso cotidiano, é como se tentássemos colocar um carro em movimento tendo o freio de mão puxado. O carro vai andar com o freio de mão puxado, mas o motor vai fazer uma força muito maior, o desempenho dele será pior e, como resultado, o tempo de chegada ao destino vai aumentar também.
O freio de mão do carro seria a borrachinha nos aparelhos fixos. A eliminação do uso dessas borrachas tradicionais diminui consideravelmente o atrito entre o fio e o bráquete. Dessa forma, o fio exerce uma força menos intensa sobre as peças. Os resultados desse tipo de aparelho são mais rápidos e eficazes.
Além disso, esse tipo de aparelho trabalha com fios que não precisam e não devem ser trocados todos os meses. Com isso, as visitas ao dentista são menos frequentes, tendo intervalo de 8 a 10 semanas em vários momentos do tratamento.
Quais são as vantagens do aparelho autoligado?
A seguir, listamos as principais vantagens do aparelho autoligado em comparação ao aparelho convencional:
agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução de 35% do tempo;
menos acúmulo de bactérias, já que o aparelho autoligado não utiliza as famosas borrachinhas;
mais conforto, pois as pecinhas dos bráquetes autoligados são menores e mais arredondadas, o que evita machucados e ferimentos na boca;
menos dor após a manutenção;
menos idas ao dentista — as manutenções podem ser feitas em prazos maiores do que 30 dias, o que gera economia de tempo para os pacientes.
Só vantagens, não é mesmo?
Quanto tempo dura o tratamento com esse tipo de aparelho?
Isso depende. Apenas o profissional responsável pelo seu tratamento poderá passar alguma estimativa sobre a duração. Ele fará isso com base no seu caso, no grau de desalinhamento dos seus dentes, no objetivo e, é claro, na própria experiência com o assunto.
Vale lembrar que, mesmo com todas essas informações, o dentista só pode dar uma estimativa. Organismos diferentes respondem de maneiras distintas aos tratamentos, por isso, pode ser que o período previsto seja um pouco maior ou mais curto.
O importante é sempre tirar as suas dúvidas com o dentista responsável pelo seu tratamento ortodôntico.
Como escovar os dentes com aparelho autoligado?
Quem deseja ter um sorriso mais harmônico e bonito deve cuidar da saúde bucal, algo que se estende ao aparelho autoligado. Caso contrário, pode haver o surgimento de cáries e outras doenças.
Além disso, se a boca não for higienizada de modo correto, a presença de sujeiras pode se transformar em tártaro, que só é removido com o auxílio de um dentista. Como o aparelho atua com um movimento de baixo atrito entre o bráquete e o fio, o surgimento de placa bacteriana prejudica o nivelamento do sorriso, o que atrasa o tratamento e aumenta as visitas ao dentista.
Logo, você deve manter a escovação em dia para evitar qualquer problema. Abaixo, você vai conhecer algumas dicas de como fazer a higienização correta. Confira!
Passe fio dental
O fio dental é fundamental na higiene bucal de quem utiliza o aparelho autoligado. Ele consegue realizar uma limpeza correta, eliminando o resto de comida em lugares onde a escova não consegue alcançar e entre as partes do aparelho.
Caso a sua rotina seja corrida, pode incluir esse item na higiene pelo menos uma vez durante o dia e, também, antes de dormir.
Escove os dentes
Para complementar a higiene do aparelho autoligado, é importante escovar os dentes após todas as refeições. Isso ajuda a retirar toda a sujeira que pode ficar acumulada ao redor, prevenindo o aparecimento de placa bacteriana e tártaro.
Para isso, antes de escovar os dentes, faça um bochecho com água, para eliminar os restos de alimentos que estão presos no aparelho, auxiliando na escovação. Depois, inicie a limpeza pela parte da frente, usando a escova de modo paralelo aos dentes e com movimentos circulares. Lembre-se de não colocar muita força durante esse processo.
Escolha o modelo certo de escova
Você pode continuar usando a sua escova de dente comum, mas existem alguns modelos específicos para quem utiliza o aparelho autoligado, já que possibilitam uma limpeza mais profunda. Algumas opções são:
escova ortodôntica — com um formato em V, esse tipo consegue se adaptar aos bráquetes e fazer uma limpeza na parte superior e inferior da peça. É uma boa alternativa para remover a placa bacteriana e resíduos de comida que possam se acumular;
escova interdental — conta com um formato cônico ou cilíndrico e é recomendada para a limpeza do espaço entre o fio do aparelho e o dente. É uma boa aliada da escova comum, já que é capaz de alcançar locais mais difíceis, completando a limpeza.
Escove a língua
Muitas pessoas esquecem, mas a língua também precisa ser escovada. Ela está sujeita ao acúmulo de resíduos e bactérias, como outras partes da boca, e a falta de limpeza provoca mau hálito.
Para evitar esse incômodo, escove a língua dando início à parte de trás em direção à parte frontal. O processo pode ser feito com a própria escova de dente ou com um limpador de língua específico.
Use enxaguantes bucais
Após o uso do fio dental e da escovação dos dentes e da língua, é importante utilizar um enxaguante bucal, já que ele contribui para remover qualquer resíduo. Nesse caso, é importante escolher um produto sem álcool.
Lembre-se de que o uso do enxaguante bucal não dispensa o fio dental e a escovação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário