Image Map

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Como escolher as cores de borrachinhas de aparelho?

 


Olá pessoal!As famosas borrachinhas são usadas em muitos tratamentos nos diferentes tipos de ortodontia. Afinal, elas são componentes importantes dos dispositivos fixos e ajudam a estilizar o visual! São tantas as opções de cores de borrachinha de aparelho, que a gente até entra em um dilema na hora em que o dentista faz a pergunta, não é mesmo?

Por onde começar? Será que faz sentido usar a cor predileta? Ou até tentar combinar com a roupa? Na verdade, você pode seguir por vários caminhos ao tomar sua decisão. Tudo depende de fatores como sua personalidade, sua rotina e seu estilo de vida.


Vamos entender melhor como escolher as melhores cores de borrachinha de aparelho!

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Para que servem as borrachinhas do aparelho?

Muito mais que estética, as borrachinhas têm uma função importante: elas ajudam a prender o fio metálico nos bráquetes, que são algumas das partes do aparelho ortodôntico. Isso exerce uma pressão na arcada dentária, estimulando a movimentação correta pra que os dentes fiquem alinhados.


É por isso que, se a borrachinha sai do lugar, você precisa voltar rápido ao dentista para fazer a reposição. Se o aparelho deixar de fazer o trabalho, o seu tratamento pode até atrasar mais do que o previsto, sabia? No entanto, as cores de borrachinha de aparelho não existem à toa! Elas são ótimas pra motivar o uso do dispositivo, deixando esse processo mais divertido.


Como escolher as cores de borrachinha de aparelho?

Veja só as ideias que separamos para você escolher as cores da borrachinha de aparelho. Tudo vai depender da sua personalidade e estilo de vida!


Combine com o seu estilo

Como é seu estilo no dia a dia? Gosta de algo mais clássico? Tem um lado divertido? Você é uma pessoa reservada? Ou é espontânea e extrovertida?


Quem é mais quieto e tímido pode preferir cores sóbrias e neutras. Nesse caso, branca, preta, cinza, transparente, azul-marinho e vinho são boas possibilidades. Já pessoas mais expansivas e despreocupadas podem se dar bem com pink cristal, laranja ou amarelo fluorescente.


Considere o seu tom de pele

Você já ouviu falar em análise cromática? Essa é uma técnica que estuda as cores naturais do corpo de cada pessoa. O objetivo de estudar essa coloração pessoal é descobrir quais são os tons que mais combinam com cada um.


É por isso que você pode se sentir melhor quando usa determinadas cores em suas roupas, afinal, elas combinam com você e realçam sua beleza natural. Essa também é uma estratégia que pode ser usada na hora de escolher as cores de borrachinha de aparelho.


Você pode optar pelos tons que combinam com a sua pele, trazendo mais suavidade para a aparência e conquistando um visual discreto. Mas, se preferir, pode escolher cores que contrastam mais, fazendo com que elas se destaquem.


Adote a discrição

Nem sempre cores chamativas dão certo com a nossa rotina. Por exemplo, quem tem um trabalho no qual precisa adotar a formalidade pode se sentir mais à vontade com algo discreto, que ajude a compor a imagem pessoal, sem chamar muito a atenção para o sorriso. Nesse caso, branco ou transparente são boas opções.


Prefira as que não mancham

As borrachinhas mais claras têm o lado positivo de serem mais discretas. Mas podem manchar de forma mais fácil, adquirindo o pigmento de alguns alimentos.


Então, se você costuma tomar bebidas à base de cafeína ou usar condimentos como molho de tomate, mostarda e cúrcuma, as borrachinhas claras podem não ser tão estratégicas. Assim, preto, cinza e verde-musgo são ideias legais.


cores de borrachinha de aparelho

Tenha cuidado com as que parecem comida

É claro que nem todo mundo se importa com isso, né? Afinal, cores de borrachinha de aparelho servem pra usar, abusar e ousar! Por outro lado, também existem as pessoas que se incomodam e têm todo o direito de preferir evitar as “gafes”.


Nesse caso, o conselho é não usar aquelas cores que podem remeter a sujeiras quando os dentes são vistos de longe. Por exemplo, o vermelho pode parecer com uma mancha de batom. Já o verde lembra a alface.


Quais são as cores mais comuns de borrachinhas de aparelho?

São muitas! E cada dentista pode adotar uma cartela diferente

Entre as cores de borrachinha de aparelho mais comuns, estão transparente, branca, preta, cinza, roxa, azul, azul-bebê, azul-marinho, verde, verde-mar, amarela, laranja, rosa, rosa-bebê, vermelha, vinho e lilás.


Se formos considerar essas cores de borrachinha de aparelho que a gente encontra em qualquer lugar, temos duas dicas bem especiais pra você escolher o tom. Estamos falando do efeito visual que as tonalidades podem provocar quando contrastam com o esmalte dentário.


Você pode fazer com que seus dentes tenham um aspecto mais branco optando pelo preto, o cinza ou o azul marinho. Essas cores podem ser encontradas em praticamente todos os dentistas e têm a vantagem de serem mais neutras, então, combinam com todos os estilos.


Agora, se você se preocupa com seus dentes ficarem com uma aparência mais amarelada, precisa ter cuidado com as borrachinhas de cor branca, laranja e amarela. Esses tons vão gerar um contraste que deixa a impressão de um sorriso pendendo para o amarelo.


Em quanto tempo elas devem ser trocadas?

A periodicidade depende, viu? Particularidades como o seu tipo de tratamento odontológico e o seu estilo de vida influenciam. Para muitas pessoas, a troca é feita a cada 30 dias, por exemplo. Porém, se você optar por uma borrachinha transparente, por causa do trabalho, e precisar que ela esteja impecável, provavelmente, você fará troca em menos tempo.


De qualquer forma, o seu dentista é que vai combinar tudo com você. A gente só chama a atenção para um detalhe: não tente trocar por conta própria, está bem? Como você não tem os instrumentos adequados, pode danificar o aparelho e causar um transtorno que exigiria uma manutenção fora do tempo.


Como fazer as borrachinhas durarem até a próxima manutenção?

Como na maioria dos tratamentos, a troca das borrachinhas é feita só uma vez por mês, o jeito é tomar alguns cuidados e adotar medidas para que elas mantenham a sua melhor tonalidade pelo máximo de tempo possível.


Veja algumas dicas pra que você possa a garantir um belo visual para o seu aparelho até o dia da próxima manutenção.


Escove os dentes após as refeições

Você viu que as cores de borrachinha de aparelho sofrem alterações em seu tom por causa dos pigmentos presentes nos alimentos e bebidas que ingerimos, certo? Então, faça a higienização bucal após as refeições para evitar esse acúmulo de pigmentos.


A escovação também vai manter as borrachinhas limpas, prevenindo a proliferação de bactérias e a oxidação do material. Para ficar ainda melhor, prefira um gel ou creme dental que não contenha corantes.


Evite o consumo de alimentos muito pigmentados

Escovar os dentes após cada refeição vai ajudar muito a preservar as cores da borrachinha do aparelho, mas você também pode controlar a ingestão dos alimentos e bebidas muito pigmentados.


A beterraba, por exemplo, costuma manchar bastante, assim como açaí, amora, molhos, café e refrescos em pó. No caso das bebidas, fica um pouco mais fácil porque você pode usar o canudo. Ele evita que o líquido tenha contato com as borrachinhas, prevenindo a alteração de cor.


Prefira os tons mais escuros

 A gente explicou que as borrachinhas com uma cor mais clara são mais discretas; só que o problema é que elas têm uma tendência maior para sofrer alterações de tonalidade, ou para manchar. Se você quiser evitar que isso aconteça, basta dar preferência para as cores mais escuras.


O preto e o azul marinho podem até mesmo fazer com que seus dentes pareçam mais brancos. Se você ainda não experimentou essas cores, vale colocar pelo menos uma vez para ver como fica. Quem sabe você se adapta e acaba gostando, não é?


Cuidar dos dentes é questão de saúde, mas também de autoestima. O tratamento ortodôntico pode diminuir dores de cabeça e até fazer você ter mais vontade de sair sorrindo por aí. As cores de borrachinha de aparelho, então, ajudam a deixar esse processo , mas saiba que também existem tipos de aparelho super discretos, como os linguais, os alinhadores e os de porcelana. Então, sempre converse com o dentista!

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Aparelho móvel infantil: o que é, quais são os tipos e indicações

 



Olá pessoal!Durante a infância, o rosto ainda está se desenvolvendo, por isso é mais simples moldá-lo. Então, o uso do aparelho móvel infantil é um dos meios eficientes de evitar problemas futuros na dentição, mas você sabia que existem aparelhos dentários para crianças com diferentes objetivos?


Para deixar você por dentro do assunto, vamos explicar o que é o aparelho móvel para crianças, quais são os tipos de aparelho móvel infantil, quais são as indicações, o que ele corrige e, ainda, como cuidar bem do aparelho móvel. 

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●


O que é aparelho móvel infantil?


O aparelho móvel infantil serve para movimentar os dentes e pode ser retirado da boca da criança a qualquer momento.


O uso desse aparelho removível ocorre, geralmente, na fase de crescimento da criança, quando é necessário fazer ajustes no posicionamento dos dentes e corrigir o desenvolvimento da arcada dentária, além de melhorar funções como a fala, a respiração, a deglutição etc. 


Quais são os tipos de aparelho móvel para crianças?

O objetivo do uso do aparelho pode ser diferente, como vimos acima, por isso existem diferentes tipos de aparelho móvel para crianças, como o alinhador transparente, que é ortodôntico, o expansor palatino e a placa de bruxismo, por exemplo. Vamos entender melhor como cada um deles funciona? Confira a seguir! 


Alinhador transparente

O alinhador transparente é um tipo de aparelho móvel para crianças. Com função ortodôntica, ou seja, de movimentar os dentes, é possível removê-lo na hora de comer, na escovação e, ainda, na prática de exercícios.


O alinhador transparente realmente não aparece nos dentes, evitando o sorriso metálico. Esse tipo de aparelho corrige condições simples e complexas, portanto, é importante questionar o dentista sobre essa tecnologia e como ela é benéfica para a criança. 


Aparelho externo infantil

O aparelho externo infantil é aquele que tem partes que ficam fora da boca. Também chamado de extrabucal, podemos usá-lo para estimular ou restringir o crescimento do maxilar. Há diferentes modelos para se adequar às necessidades da criança, mas por ser esteticamente marcante, atualmente esse aparelho é pouco visto em relação aos outros tipos. 


Expansor palatino infantil

O aparelho expansor móvel infantil serve para abrir o céu da boca. Posicionado justamente no palato (céu da boca), serve para descruzar a mordida ou abrir mais espaço na arcada dentária. Esse tipo de movimento também auxilia na melhoria da respiração nasal. 


Placa de bruxismo infantil

Podemos considerar a placa de bruxismo infantil como um tipo de aparelho móvel para crianças. Sua função é proteger os dentes do desgaste proveniente do ato de rangê-los involuntariamente, reduzindo assim a pressão causada na mandíbula.


É preciso dar atenção extra no caso de bruxismo infantil para não prejudicar o crescimento da arcada dentária e o nascimento dos dentes. 


Quando o aparelho móvel é indicado para crianças?

O aparelho móvel ortodôntico é indicado quando há desalinhamento dental ou encaixe disfuncional das arcadas. Veja algumas condições que podem ser resolvidas com um aparelho móvel:


céu da boca estreito;

queixo para frente ou para trás;

mal posicionamento lingual;

dentes apinhados;

dentes separados;

mordida cruzada. 

Sendo assim, esse tipo de aparelho corrige a posição dos dentes e da arcada dentária no momento inicial do problema, evitando maiores transtornos e necessidade de tratamentos futuros. 


Com qual idade pode usar aparelho móvel?

O aparelho móvel é indicado, geralmente, para crianças entre 5 e 12 anos. Essa faixa etária é ideal para esse tipo de aparelho porque é o período em que a criança cresce mais, sendo então o momento perfeito para corrigir a formação da arcada dentária, do palato, dos dentes etc. Mesmo que esse seja o mais comum, vale a orientação do dentista. 


Como cuidar do aparelho móvel?

A vantagem do aparelho móvel é justamente a possibilidade de tirá-lo da boca para comer, fazer higiene etc., mas isso é uma via de mão dupla para crianças, pois elas podem esquecer de recolocar, não guardar adequadamente, entre outras coisas que prejudicam o aparelho e o tratamento. Por isso, trouxemos algumas dicas para como cuidar do aparelho móvel!


Como limpar o aparelho móvel

O aparelho móvel deve ser higienizado de 3 a 4 vezes ao dia, no mínimo, para evitar o acúmulo de bactérias e o mau cheiro. O jeito certo de limpar o aparelho móvel é com a escova de dentes e a pasta, fazendo movimentos suaves e segurando firme para evitar quedas. As partes de resina, as acrílicas e as metálicas devem ser limpas dessa forma. 


O que não pode comer com aparelho móvel

Você deve orientar a criança a tirar o aparelho móvel toda vez que for comer ou beber alguma coisa, exceto água. Nesse momento, é imprescindível colocar o aparelho na caixinha que veio para guardar, evitando guardar no bolso ou em guardanapos, por exemplo. Guardar corretamente evita a quebra e mantém a limpeza.


Aparelho móvel precisa de manutenção?

Isso depende da tecnologia. Com o alinhador invisível, por exemplo, não existe manutenção, pois a troca do aparelho ocorre após o período determinado de uso. Nesse caso, há a previsão digital de todo tratamento e a preparação dos aparelhos para cada etapa. Então, é preciso visitar o dentista apenas para pegar os novos e seguir o tratamento.


Outros tipos de aparelho móvel infantil pede sim manutenção, da mesma forma que os fixos também necessitam de ajustes durante o tratamento. Existe ainda a possibilidade de começar com um tipo de aparelho e migrar para outro, tudo vai depender do plano traçado pelo dentista. 


Qual é o tipo de aparelho dental mais indicado para a criança?

Cada tipo de aparelho móvel infantil é indicado para um fim específico. Então, para descobrir qual é o modelo mais indicado para a criança, você precisa buscar a orientação do dentista, questionando sobre a função de cada mecanismo, o tempo de tratamento, entre outros pontos.


A dica final é também levar em consideração a adequação da criança ao tratamento, pois assim é possível dialogar com o dentista sobre qual tecnologia funciona melhor e realmente traz os resultados esperados dentro do tempo planejado.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

7 dicas de como aliviar a dor após manutenção de aparelho

 


A dor após manutenção de aparelho tem solução e pode ser evitada.Vamos entender melhor o que fazer!

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

A dor após manutenção do aparelho incomoda muitas pessoas, pode interferir no humor e até dificultar o momento de se alimentar. Mas a boa notícia é que existem formas de driblar esse pequeno problema e tornar o seu tratamento bem mais confortável.

Por que é comum sentir dor após a manutenção do aparelho? 

O dente doendo depois da manutenção pode durar de 3 a 5 dias. Isso acontece porque a função do tratamento com o aparelho ortodôntico ou o aparelho autoligado é justamente alterar o formato da arcada dentária. 


Como aliviar a dor de dente após manutenção do aparelho fixo?

Aguentar a boca dolorida é chato, não é mesmo? Por isso, confira as dicas para lidar com a dor após manutenção do aparelho!


1. Consuma alimentos gelados 

Quanto mais gelado, mais maleável o aparelho se torna. Então,nos primeiros dias,

é importante tomar água gelada, sorvete ou açaí caso sintam muita pressão.


Dessa forma, com o gelado, a pressão suaviza um pouco. Depois, com a temperatura normal da boca, volta à pressão inicial.


2. Use o analgésico recomendado pelo dentista

A regra é: remédio para dor de dente após manutenção do aparelho apenas com a prescrição do profissional,é importante evitar os anti-inflamatórios, pois eles podem alterar a movimentação.


Em casos mais extremos, a pessoa pode tomar um analgésico recomendado pelo dentista no primeiro dia após a manutenção.


3. Faça refeições mais pastosas nos primeiros dias

Outra solução é dar preferência a alimentos mais pastosos, já que assim você não precisa forçar a mandíbula. Ao comer algo mais duro, você pode sentir a sensação como se isso martelasse os dentes, então é legal optar por um macarrão ou outras comidas que não exijam tanto a mastigação nesses dois primeiros dias após a ativação.


4. Realize uma escovação suave

Acredite: por mais que seja dolorido, limpar bem os dentes faz a diferença, além de evitar cáries. Assim, comece usando o fio dental adequado. Optar por uma escova e uma pasta para dentes sensíveis também pode melhorar o desconforto. Além disso, faça uma escovação suave, inclusive para não machucar a gengiva.


5. Utilize a cera dental

Algumas vezes, a dor não é exatamente no dente, mas na gengiva que fica machucada com os bráquetes. Se isso acontece, uma solução é usar a cera dental. Na maior parte do tempo, o dentista entrega um pequeno pedaço do material para o paciente utilizar ao longo do mês, caso precise.


6. Prefira as técnicas mais modernas


7. Fale com o seu dentista

O profissional é responsável por um tratamento completo e de qualidade, o que envolve também dar o direcionamento certo mesmo depois do atendimento. Inclusive, ele verifica se a dor após manutenção do aparelho tem relação com isso ou se pode ser outro problema.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●