Olá pessoal!As famosas borrachinhas são usadas em muitos tratamentos nos diferentes tipos de ortodontia. Afinal, elas são componentes importantes dos dispositivos fixos e ajudam a estilizar o visual! São tantas as opções de cores de borrachinha de aparelho, que a gente até entra em um dilema na hora em que o dentista faz a pergunta, não é mesmo?
Por onde começar? Será que faz sentido usar a cor predileta? Ou até tentar combinar com a roupa? Na verdade, você pode seguir por vários caminhos ao tomar sua decisão. Tudo depende de fatores como sua personalidade, sua rotina e seu estilo de vida.
Vamos entender melhor como escolher as melhores cores de borrachinha de aparelho!
●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○
Para que servem as borrachinhas do aparelho?
Muito mais que estética, as borrachinhas têm uma função importante: elas ajudam a prender o fio metálico nos bráquetes, que são algumas das partes do aparelho ortodôntico. Isso exerce uma pressão na arcada dentária, estimulando a movimentação correta pra que os dentes fiquem alinhados.
É por isso que, se a borrachinha sai do lugar, você precisa voltar rápido ao dentista para fazer a reposição. Se o aparelho deixar de fazer o trabalho, o seu tratamento pode até atrasar mais do que o previsto, sabia? No entanto, as cores de borrachinha de aparelho não existem à toa! Elas são ótimas pra motivar o uso do dispositivo, deixando esse processo mais divertido.
Como escolher as cores de borrachinha de aparelho?
Veja só as ideias que separamos para você escolher as cores da borrachinha de aparelho. Tudo vai depender da sua personalidade e estilo de vida!
Combine com o seu estilo
Como é seu estilo no dia a dia? Gosta de algo mais clássico? Tem um lado divertido? Você é uma pessoa reservada? Ou é espontânea e extrovertida?
Quem é mais quieto e tímido pode preferir cores sóbrias e neutras. Nesse caso, branca, preta, cinza, transparente, azul-marinho e vinho são boas possibilidades. Já pessoas mais expansivas e despreocupadas podem se dar bem com pink cristal, laranja ou amarelo fluorescente.
Considere o seu tom de pele
Você já ouviu falar em análise cromática? Essa é uma técnica que estuda as cores naturais do corpo de cada pessoa. O objetivo de estudar essa coloração pessoal é descobrir quais são os tons que mais combinam com cada um.
É por isso que você pode se sentir melhor quando usa determinadas cores em suas roupas, afinal, elas combinam com você e realçam sua beleza natural. Essa também é uma estratégia que pode ser usada na hora de escolher as cores de borrachinha de aparelho.
Você pode optar pelos tons que combinam com a sua pele, trazendo mais suavidade para a aparência e conquistando um visual discreto. Mas, se preferir, pode escolher cores que contrastam mais, fazendo com que elas se destaquem.
Adote a discrição
Nem sempre cores chamativas dão certo com a nossa rotina. Por exemplo, quem tem um trabalho no qual precisa adotar a formalidade pode se sentir mais à vontade com algo discreto, que ajude a compor a imagem pessoal, sem chamar muito a atenção para o sorriso. Nesse caso, branco ou transparente são boas opções.
Prefira as que não mancham
As borrachinhas mais claras têm o lado positivo de serem mais discretas. Mas podem manchar de forma mais fácil, adquirindo o pigmento de alguns alimentos.
Então, se você costuma tomar bebidas à base de cafeína ou usar condimentos como molho de tomate, mostarda e cúrcuma, as borrachinhas claras podem não ser tão estratégicas. Assim, preto, cinza e verde-musgo são ideias legais.
cores de borrachinha de aparelho
Tenha cuidado com as que parecem comida
É claro que nem todo mundo se importa com isso, né? Afinal, cores de borrachinha de aparelho servem pra usar, abusar e ousar! Por outro lado, também existem as pessoas que se incomodam e têm todo o direito de preferir evitar as “gafes”.
Nesse caso, o conselho é não usar aquelas cores que podem remeter a sujeiras quando os dentes são vistos de longe. Por exemplo, o vermelho pode parecer com uma mancha de batom. Já o verde lembra a alface.
Quais são as cores mais comuns de borrachinhas de aparelho?
São muitas! E cada dentista pode adotar uma cartela diferente
Entre as cores de borrachinha de aparelho mais comuns, estão transparente, branca, preta, cinza, roxa, azul, azul-bebê, azul-marinho, verde, verde-mar, amarela, laranja, rosa, rosa-bebê, vermelha, vinho e lilás.
Se formos considerar essas cores de borrachinha de aparelho que a gente encontra em qualquer lugar, temos duas dicas bem especiais pra você escolher o tom. Estamos falando do efeito visual que as tonalidades podem provocar quando contrastam com o esmalte dentário.
Você pode fazer com que seus dentes tenham um aspecto mais branco optando pelo preto, o cinza ou o azul marinho. Essas cores podem ser encontradas em praticamente todos os dentistas e têm a vantagem de serem mais neutras, então, combinam com todos os estilos.
Agora, se você se preocupa com seus dentes ficarem com uma aparência mais amarelada, precisa ter cuidado com as borrachinhas de cor branca, laranja e amarela. Esses tons vão gerar um contraste que deixa a impressão de um sorriso pendendo para o amarelo.
Em quanto tempo elas devem ser trocadas?
A periodicidade depende, viu? Particularidades como o seu tipo de tratamento odontológico e o seu estilo de vida influenciam. Para muitas pessoas, a troca é feita a cada 30 dias, por exemplo. Porém, se você optar por uma borrachinha transparente, por causa do trabalho, e precisar que ela esteja impecável, provavelmente, você fará troca em menos tempo.
De qualquer forma, o seu dentista é que vai combinar tudo com você. A gente só chama a atenção para um detalhe: não tente trocar por conta própria, está bem? Como você não tem os instrumentos adequados, pode danificar o aparelho e causar um transtorno que exigiria uma manutenção fora do tempo.
Como fazer as borrachinhas durarem até a próxima manutenção?
Como na maioria dos tratamentos, a troca das borrachinhas é feita só uma vez por mês, o jeito é tomar alguns cuidados e adotar medidas para que elas mantenham a sua melhor tonalidade pelo máximo de tempo possível.
Veja algumas dicas pra que você possa a garantir um belo visual para o seu aparelho até o dia da próxima manutenção.
Escove os dentes após as refeições
Você viu que as cores de borrachinha de aparelho sofrem alterações em seu tom por causa dos pigmentos presentes nos alimentos e bebidas que ingerimos, certo? Então, faça a higienização bucal após as refeições para evitar esse acúmulo de pigmentos.
A escovação também vai manter as borrachinhas limpas, prevenindo a proliferação de bactérias e a oxidação do material. Para ficar ainda melhor, prefira um gel ou creme dental que não contenha corantes.
Evite o consumo de alimentos muito pigmentados
Escovar os dentes após cada refeição vai ajudar muito a preservar as cores da borrachinha do aparelho, mas você também pode controlar a ingestão dos alimentos e bebidas muito pigmentados.
A beterraba, por exemplo, costuma manchar bastante, assim como açaí, amora, molhos, café e refrescos em pó. No caso das bebidas, fica um pouco mais fácil porque você pode usar o canudo. Ele evita que o líquido tenha contato com as borrachinhas, prevenindo a alteração de cor.
Prefira os tons mais escuros
A gente explicou que as borrachinhas com uma cor mais clara são mais discretas; só que o problema é que elas têm uma tendência maior para sofrer alterações de tonalidade, ou para manchar. Se você quiser evitar que isso aconteça, basta dar preferência para as cores mais escuras.
O preto e o azul marinho podem até mesmo fazer com que seus dentes pareçam mais brancos. Se você ainda não experimentou essas cores, vale colocar pelo menos uma vez para ver como fica. Quem sabe você se adapta e acaba gostando, não é?
Cuidar dos dentes é questão de saúde, mas também de autoestima. O tratamento ortodôntico pode diminuir dores de cabeça e até fazer você ter mais vontade de sair sorrindo por aí. As cores de borrachinha de aparelho, então, ajudam a deixar esse processo , mas saiba que também existem tipos de aparelho super discretos, como os linguais, os alinhadores e os de porcelana. Então, sempre converse com o dentista!


