Olá pessoal!Hoje em nosso post vamos falar sobre dor de dente,um incômodo que na maioria das vezes
deixamos passar despercebido.Vamos entender melhor como ela surge e também como podemos tratá-la.
●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○
Quando você está com dor de dente ou um dente infeccionado e está no auge da dor, o que fazer para encontrar alívio? Em alguns casos, o(a) dentista pode prescrever um antibiótico. E pode parecer estranho querer aliviar a dor de dente com o mesmo medicamento que você toma para uma infecção respiratória ou de ouvido.
No entanto, todas as infecções, mesmo as que acontecem na boca, têm algo em comum: são causadas por bactérias. Daí a conexão com o antibiótico. Mas nem todas as infecções dentárias precisam ser tratadas com esse tipo de medicamento. Então, o dentista decidirá quando é apropriado ou não te receitar um antibiótico ou não para uma dor de dente.
Bactérias e cárie dentária
Para entender porque o dentista pode prescrever antibióticos para uma dor de dente, você precisa primeiro saber como as bactérias contribuem para a cárie e a dor de dente. Sem uma escovação regular (ao menos duas vezes ao dia), e do jeito certo de escovar, as bactérias na boca podem se proliferar e transformar os alimentos que você come em ácidos, que depois se depositam nos dentes.
Esse processo causa a cavitação (deterioração dos dentes) e a cárie dentária.A ingestão frequente de açúcar pode alimentar especialmente as bactérias que degradam a estrutura dentária - o principal tipo de bactéria que causa cárie é o Streptococcus mutans.
Causas e tratamentos comuns da dor de dente
Quando as bactérias destroem a superfície de um dente, formando uma cárie, sua câmara interna fica vulnerável. Essa câmara têm os nervos responsáveis pela sensação do dente. Por isso, quando as bactérias entram nessa câmara, elas podem causar dor e problemas dentários mais graves, o que, por sua vez, pode exigir tratamento com antibióticos.
Há muitas causas para uma dor de dente, como cárie, pulpite e abscesso dentário. Mas ter um dente cariado não significa necessariamente que você precisará tomar antibióticos.
A cárie costuma ser tratada com restaurações (ou possivelmente coroas dentárias), dependendo de quanto o dente está infectado. Quando uma infecção atinge o nervo, pode ser necessário um tratamento de canal e uma cobertura protetora para manter as bactérias fora do dente.
Além disso, se o dente estiver danificado pela cárie de tal forma que não possa ser reparado, o dentista pode precisar extraí-lo.
Quando a dor de dente requer antibióticos?
Quando a infecção dentária é grave ou afeta a gengiva no entorno de um dente em erupção, o(a) dentista pode indicar antibióticos. Por exemplo, a pericoronarite é uma infecção no tecido gengival que pode se desenvolver ao redor dos dentes do siso impactados.As pessoas com essa infecção podem receber antibióticos como parte do tratamento.
Além disso, se o(a) dentista notar sinais de um abscesso dentário, uma infecção dentária que pode se desenvolver a partir de uma cárie não tratada e causa acúmulo de pus no interior do dente, ele(a) pode recomendar antibióticos.
Uso de antibióticos para infecções dentárias
Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.
Como a prescrição excessiva de antibióticos pode, às vezes, levar a cepas de bactérias mais resistentes, o(a) dentista também levará em consideração a resistência aos antibióticos ao receitar sua dose, segundo a ADA.
Mas para ter o melhor resultado, é importante tomar todos os comprimidos exatamente como o(a) dentista prescreveu. Basta lembrar: mesmo que a dor cesse, é provável que você ainda precise continuar o tratamento para restaurar completamente o dente.
Prevenção da dor de dente
Há muitas maneiras de prevenir uma dor de dente. Seguir as recomendações abaixo pode te ajudar a reduzir o risco de cárie ou dor de dente:
Limite a frequência e a quantidade de alimentos e bebidas açucarados.
Escove os dentes com creme dental fluoretado pelo menos duas vezes ao dia para diminuir o acúmulo de açúcar e bactérias nos dentes.
Passe o fio dental entre os dentes para evitar a formação de cárie nas superfícies de contato entre eles.
Compareça às consultas para avaliações regulares para que o dentista possa continuar monitorando o risco de cárie.
Você pode tomar medidas para ajudar a prevenir a cárie e as infecções dentárias. Entretanto, se você já está com um desses problemas, saiba que o(a) dentista tem a melhor das intenções ao prescrever antibióticos para a dor de dente.
●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○

Nenhum comentário:
Postar um comentário