Image Map

terça-feira, 29 de junho de 2021

Herpes Labial

 



Olá pessoal hoje vamos falar sobre um probleminha que incômoda bastante a "Herpes Labial". Por que ela surge e em quais os casos.


Vamos entender melhor...

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Ansiedade pode provocar surto instantâneo

O que têm em comum os 10% “contemplados” com a a doença? Aparentemente, nada.

“A prática clínica demonstra que pessoas mais tensas, ansiosas e perfeccionistas são mais vulneráveis”.

_____________________________________________________________________________________________

O primeiro sinal

Uma coçadinha dá o alarme! Depois, o local esquenta e as bolhas se formam. Nesse estágio, já há risco de contágio: evite tocar diretamente a lesão, lavando as mãos sempre que houver evite tocar diretamente a lesão, lavando as mãos sempre que houver contato. Numa etapa mais avançada, as bolhas estouram e provocam muita dor! 


sem medicação, após esse período, o vírus encerra seu ciclo e torna a se alojar nas terminações nervosas até que um novo evento desencadeie a crise e o recoloque na cena do crime.


Prevenção é tudo. Você só precisa adotar alguns hábitos e comportamentos definitivos,  


 Tome sol com moderação. Use protetor solar adequado ao seu tipo de pele, expondo-se apenas nos horários seguros (das 7 às 10 horas e depois das 4 da tarde). 


• Mantenha a pele bem hidratada, especialmente o local em que as lesões costumam ocorrer. 

• Consuma alimentos ricos nas vitaminas A, E e C. É muito importante a necessidade rotineira de um suplemento vitamínico, que garanta a ingestão diária (basta um comprimido) recomendada de vitaminas, sais minerais,aminoácidos e metais...


• Cuide da cabeça. Não faça tempestade em copo d´água. Evite alimentar sentimentos depressivos ou ansiosos. A prática de exercícios físicos comprovadamente ajuda a deixar a mente saudável. 


• Não descuide do lazer. Descansar é a melhor terapêutica para o corpo encontrar, sozinho, os caminhos de cura. 

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

sábado, 19 de junho de 2021

A Relação Entre a Ortodontia e a Respiração Bucal

 

Entenda a relação entre ortodontia e respiração bucal.A respiração pela boca é prejudicial tanto para a saúde do organismo quanto para a posição dos dentes. 

Veja o post de hoje e entenda um pouco melhor!

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●


Você sabia que a respiração pela boca pode influenciar negativamente em sua saúde bucal? Muitas pessoas não sabem disso, pois acham que o problema só gera desconforto. Mas, além de contribuir para outros problemas no organismo, a respiração bucal também pode prejudicar seu sorriso.


Ficou curioso e quer saber mais a respeito? Então, continue a leitura que daremos mais detalhes, mas primeiro, vamos entender quais são as causas da respiração pela boca.


O que causa a respiração pela boca?

A respiração bucal acontece devido à incapacidade do indivíduo de respirar pelo nariz, que é a forma correta. As causas mais comuns desse problema são:


• rinite alérgica;

• aumento da adenoide;

• desvio do septo nasal;

• sinusites ou pólipos nasais;

• síndrome de down;

• fenda palatina.


Quais são as consequências para a saúde bucal?

Além dos prejuízos para a saúde geral do organismo, a respiração pela boca afeta o posicionamento correto dos dentes na boca, deixando-os tortos. Isso acontece porque a respiração bucal faz com que o paciente fique com a boca aberta a maior parte do tempo.


Sendo assim, os ossos dos maxilares e a posição dos dentes sofrem alterações ao longo do tempo. O céu da boca fica mais alto e estreito, causando problemas na mordida, que implicam no crescimento da mandíbula e apinhamento dentário.


No entanto, estes problemas são mais comuns em crianças, pois como seus ossos ainda estão em fase de formação, têm mais propensão a sofrer alterações. Mas isso não significa que adultos não correm o risco de ficar com os dentes tortos por causa da respiração pela boca.


O que a ortodontia tem a ver com o problema?

Bom, todos sabem que a ortodontia é a especialidade odontológica responsável por cuidar do alinhamento dos dentes. Então, se o paciente tem problemas de desalinhamento dentário, que seja consequência da respiração bucal, ele deve procurar tratamento ortodôntico.


O aparelho odontológico corrige o posicionamento dos dentes, devolvendo a estética do sorriso e promovendo o bem-estar do paciente. Afinal de contas, dentes desalinhados não trazem somente prejuízos estéticos, mas contribuem o aparecimento de cáries, perda óssea e consequentemente, perda dentária.


O tempo de uso do aparelho odontológico varia de acordo com o nível do desalinhamento dentário e das condições de movimentação. E com tantos modelos de aparelho disponíveis, o fator idade não é empecilho para o tratamento.


Como evitar que a respiração bucal afete seu sorriso?

Mesmo que o aparelho odontológico resolva os problemas de má oclusão, o paciente que respira pela boca deve procurar um médico para identificar as causas da respiração bucal. Isso porque não adianta somente usar aparelho, o mal deve ser cortado pela raiz.


Se o paciente faz o tratamento ortodôntico, mas continua a respirar pela boca, com o tempo, os problemas bucais voltarão a aparecer e todo tempo de uso do aparelho será jogado fora.


Nesse caso, o ortodontista e o médico devem trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida do paciente. O médico deve descobrir as causas da respiração bucal e buscar as melhores formas de tratamento para que o dentista finalize o tratamento com o aparelho odontológico.


Agora que você já sabe que a respiração pela boca pode afetar a posição dos seus dentes.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Escovação em Bebês

 


Olá pessoal! Hoje em nosso tema vamos falar sobre a escovação dos dentes em bebês.Quais os cuidados que devemos ter,e a maneira correta de iniciar.


Vamos entender melhor...

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Nunca é muito cedo para ensinar ás crianças o habito de um bom cuidado bucal. É claro que os “primeiros passos” devem ser dados pelos país. Achar novas formas de fomentar bons hábitos dentais ás crianças é a chave do sucesso. Enquanto mais cedo as crianças tomem conta do cuidado dos seus dentes, mais sadios e felizes serão (e você também); além disso, os resultados a longo prazo serão maravilhosos. (Conheça alguns conselhos para uma boa higiene dental infantil.)
_____________________________________________________________________________________________

Não se preocupe, você não está sozinho.Você pensa que ensinar a suas crianças a importância do bom cuidado oral é um desafio? Saiba que não é o único a pensar assim. A cárie dental é um dos problemas mais comuns nas crianças. 
Estudos demostram que quase 50% das crianças de entre 6 e 8 anos de idade tem tido pelo menos uma cárie. 1 Estas são apenas um par de razões pelas quais é tão importante fazer que as crianças compreendam desde pequenas que ter bons hábitos dentais é uma opção inteligente.Como cuidar os dentes dos bebês.

Há muita informação sobre isso, no entanto, a seguir apresentamos os aspectos mais básicos para um bom início.

Evite a placa bacteriana limpando suavemente as gengivas do recém-nascido com um pano úmido logo depois de alimentá-lo. Certifique-se de usar apenas água para umedecer o pano; não use creme dental.Não deite a seu bebê enquanto bebe mamadeira com leite ou sucos açucarados.Quando começam a sair os dentes do bebê, ao redor dos 4 ou 6 meses, acostume a escovar seus dentes.
 
Certifique-se de que as cerdas das escovas sejam extra-suaves e também de usar uma pequena quantidade de creme dental sem flúor.Inclusive os bebês podem desenvolver gengivite e cáries,, por isso sugerimos visitar ao dentista desde muito cedo. Pode aplicar a estratégia de ter a primeira cita quando seu bebê faça seu primeiro ano de idade.

Cuidado dental em crianças pequenas.Ensinar com o exemplo e fazer da experiência algo divertido é fundamental. Quando todos na família escovam seus dentes ao mesmo tempo, gera-se uma rotina que as crianças vão querer manter no tempo.
Pode usar creme de dentes com flúor quando as crianças já fizeram dois anos de idade; de qualquer maneira se certifique de não ser engolido pelas crianças. Você quer ensinar a suas crianças durante quanto tempo devem escovar seus dentes?. Cante “Estrelinha onde está...? ” Ou qualquer uma de suas canções favoritas que dure cerca de dois minutos.  

As escovas de dentes elétricas,por exemplo.Existem  diferentes desenhos com suas personagens animadas favoritas.Geralmente, quando a criança faz 3 ou 4 anos de idade, já tem os 20 dentes de leite. Os dentes permanentes ou “de adulto” aparecem desde que tem 6 anos e até que a adolescência.

Se seu filho está com medo de visitar ao dentista, acalme-o ficando junto dele enquanto é examinado pelo dentista.

Crianças maiores e sua saúde dental:Quando as crianças vão crescendo, querem se sentir mais independentes. Parte desse crescimento inclui assumir a responsabilidade pelo cuidado de seus dentes sem ter que seguir instruções dos pais. 

É sugestível usar algo que seja do seu interesse: As crianças querem se ver bem perante os amigos, querem ficar sorridentes nas selfies, e não gostam de passar o tempo livre no consultório do seu dentista. Para ensinar ainda mais ás crianças sobre o tempo apropriado para a escovação.Outro grande desafio para crianças é evitar os alimentos e bebidas açucaradas.

 As opções saudáveis fazem desfrutar uma melhor saúde dental e geral. Se suas crianças praticam esportes, recomendamos usar um protetor dentário para evitar lesões e manter uma boa aparência durante muito tempo.Um ensinamento muito importante que não deve faltar é como usar o fio dental. 

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Prótese Total

 


Olá pessoal! No tema de hoje,vamos falar sobre a "Prótese Total".Quais as suas funcionalidades e seus principais benefícios. 

Veja abaixo:

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Quem utiliza prótese total acaba tendo seu poder de mastigação limitada, pois a prótese é mantida fixada somente pela retenção do vácuo que se forma entre a prótese total e a estrutura gengival.

Além disso, a percepção do paladar fica alterada, pois a estrutura do palato gengival fica toda recoberta pela prótese.

Um outro inconveniente é no momento da higienização em ambientes públicos, como restaurantes, onde o paciente sente-se constrangido em remover a sua prótese para higienização.

A recuperação da autoestima e segurança são os principais pontos relatados pela maioria dos nossos pacientes que realizam esse tipo de procedimento.

Atualmente, os implantes têm proporcionado com muita previsibilidade, opções mais seguras de tratamento que oferecem melhor ganho funcional e estético, comparado as próteses totais convencionais.

A Prótese Total é uma opção de tratamento que a partir da colocação de 6 implantes no arco superior e 4 ou 5 no inferior, permitem a reabilitação com uma prótese fixa parafusada sobre esses implantes.

Esse tipo de prótese tem um volume bem menor que as próteses totais convencionais, não necessitando do palato nem das selas gengivais, ficando bem próxima da estrutura apresentada pelos dentes naturais, repondo com muita precisão estética a estrutura gengival e dental a tempos perdida.

Principais benefícios da Prótese Total  sobre implantes:

1 – Recuperação da autoestima e segurança.
2 – Prótese fixa substituindo uma prótese total removível.
3 – Melhora significativa da estética facial.
4 – Melhora excepcional da mastigação.
5 – Melhora do paladar por eliminar a estrutura artificial que recobre o palato gengival nas próteses superiores.
6 – Melhora da fala.
7 – Elimina os desconfortos de traumas gerados pelo movimento das próteses totais convencionais durante a mastigação.
 
Qualquer paciente pode receber esse tipo de procedimento?

Sim. Inicialmente o paciente passa por uma consulta clínica onde será avaliado estado de saúde geral e solicitação de exames radiográficos específicos. O procedimento é seguro, feito com administração correta de medicação e sob efeito de anestesia local. O procedimento conta com a ajuda de um guia cirúrgico que ira definir a posição exata para cada implante.

Paciente que tem pouco osso pode realizar esse procedimento?

Atualmente existem opções que permitem a reposição do osso necessário quando ele está em falta. Esse osso pode ser obtido do próprio paciente de áreas doadoras específicas dentro da boca ou utilizando osso artificial, que tem demonstrado excelentes resultados clínicos de longo prazo.

Quanto tempo após instalação dos implantes coloco minha prótese fixa?

Na leitura do exame tomográfico inicial já é possível fazer uma previsão da possibilidade de instalação de uma prótese imediata após realização do procedimento cirúrgico.

Em caso de necessidade de complementação com enxertos ósseos o prazo de instalação da prótese deverá ser definido previamente com o paciente.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●