Image Map

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Lente de contato dental: Como funciona e quando colocar?

 



Olá pessoal!Sabemos que sorrir é uma excelente terapia. O sorriso aproxima as pessoas e reforça nossa autoestima. 

Mas se você não está feliz com o seu sorriso saiba que existe uma solução para isso e o nome é, lente de contato dental.

Vamos  explicar  todos os detalhes importantes sobre a lente de contato dental. Acompanhe!

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Como funciona a lente de contato dental?

Se tratando de uma espécie de capa ultra fina que pode ser feita de porcelana ou de resina. A lente de contato dental tem como objetivo deixar os dentes parecerem mais brancos e sem defeitos.


O que é lente de contato dental?

Lente de contato dental é uma lâmina de resina ou de porcelana super finos moldadas em uma impressora 3D. Depois, elas são coladas, uma a uma, sobre os dentes do paciente em uma sessão que dura menos de duas horas.


Quais as diferenças entre os tipos de lente de contato dental?

Existem dois tipos de lentes de contato dental, as de resina (pouco usadas atualmente) e as de porcelana. Quais são as diferenças entre as duas?


Lente de contato dental de resina        

É colocada em apenas 1 consulta dentária;

Não precisa de molde;

É menos resistente e menor durabilidade;

Pode sair com certa facilidade;

Pode perder a cor e manchar;

Não dá para ser reparada e precisa ser substituída se estiver danificada.


Lente de contato de porcelana


São necessárias duas ou mais consultas para colocá-las;

Precisa de molde e de ajustes provisórios;

É mais resistente e tem ótima durabilidade;

É mais fixa e não sai facilmente;

Nunca muda de cor;

Pode ser restaurada.


Qual a durabilidade da lente de contato dental?

Se você quer colocar lentes de contato nos dentes vai gostar de saber que a nova geração de lentes dentais conta com uma boa durabilidade, de cerca de 10 a 15 anos. Porém, os cuidados para sua manutenção são fundamentais.


Isso porque, a maior ou menor duração está muito ligada à manutenção da higienização da sua boca. Hábitos como escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental e visitar o dentista com a frequência que ele recomendar são muito importantes.


Já outros  hábitos podem ser muito prejudiciais, encurtando a duração das lentes. Por isso, é preciso evitar roer unhas, morder alimentos e consumir em excesso produtos que causam manchas nos dentes.


Além disso, é preciso realizar o procedimento com um dentista, o profissional capacitado a indicar o uso das lentes, planejar sua colocação, aplicá-las nos dentes e fazer a manutenção correta das mesmas.


Quais são os cuidados para manutenção da lente de contato dental?

escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir todos os dias, sempre com escovas de cerdas macias;

passar o fio dental entre os dentes antes da escovação, pelo menos uma vez ao dia;

usar enxaguante bucal uma vez ao dia;

ir a cada seis meses (ou pelo menos uma vez ao ano) ao dentista para fazer uma consulta de avaliação nos dentes;

parar de roer as unhas e morder cutículas;

não morder objetos duros como pontas de canetas, lapiseiras e lápis;

parar de morder alimentos duros como maçã e cenoura. Ao consumi-las, corte em pedaços com uma faca;

quando sentir dor de dente, procure o dentista. Ele avaliará a causa da dor (cárie, sensibilidade nos dentes, fraturas, etc.) e iniciará o tratamento indicado;

ao notar que acordou com dor na mandíbula vá ao dentista, pois a causa pode ser bruxismo (ranger dos dentes) e será preciso usar uma placa de mordida para dormir. Isso evitará que você danifique as lentes enquanto dorme;

evite fumar, pois o cigarro mancha os dentes e também as lentes de contato dental;

evite o excesso de bebidas e alimentos que mancham ou escureçam os dentes como café, chás escuros, chocolate e molho de tomate em excesso. Uma forma de poder desfrutar de tais alimentos, é tomando um gole de água após consumi-los.

Com relação às limpezas semestrais nos consultórios, é muito importante que o seu dentista saiba que você possui as lentes de contato nos dentes. Isso porque a limpeza não deve ser feita com aparelhos de ultrassom, nem jatos de bicarbonato. Assim, ele saberá qual será a melhor técnica utilizada para a higiene dos dentes.


Para quem é indicada a lente de contato dental?

Você vai se surpreender com as indicações da lente de contato dental. Isso porque, muitas pessoas pensam que sua principal função é deixar os dentes mais brancos. No entanto, essa é apenas uma das indicações. Veja todas elas:


clarear os dentes;

preencher espaços entre os dentes;

aumentar a largura dos dentes;

corrigir desalinhamentos dentários;

disfarçar alguns problemas ortodônticos;

disfarçar o envelhecimento natural dos dentes;

cobrir fraturas (dentes lascados ou quebrados);

minimizar retrações e desgastes do esmalte dental;

aumentar o comprimento dos dentes (há pessoas adultas que possuem dentes muito pequenos, desproporcionais para a sua idade e tamanho).


Quais são os exames necessários para colocar as lentes de contato nos dentes?

exames de Raios X;

molde da boca;

análise do sorriso.


A partir desses exames, o dentista conseguirá avaliar o que precisará ser alterado (aprimorado) em seus dentes e o que será adequado para o seu caso.


Como a lente de contato dental é colocada?

Assim que as lentes de contato para os dentes estiverem prontas, passamos para a fase de colocação nos dentes. Antes de colocá-la nos dentes, tanto o paciente, quanto o dentista examinam as lentes para ver se elas estão de acordo com o que foi combinado. Depois disso elas serão cimentadas nos dentes.


A forma de colocação das lentes é muito rica em detalhes e o encaixe deve ser preciso, por isso, o dentista terá toda atenção em cada dente que receberá a lente de contato.


Em geral, para colocar as lentes de contato nos dentes, são necessárias algumas sessões, pelo menos três, assim divididas:


Primeira sessão:

É feito um planejamento de como será o procedimento. A seguir, o dentista vai preparar os dentes e fazer uma prévia com uma faceta de resina para o paciente ver como ficarão os dentes e se deseja mudar algo.


Demais sessões:

Nas próximas consultas, o dentista fará a prova das lentes dentárias de contato propriamente ditas. Essa etapa é muito importante, pois é aqui que paciente e dentista verão o resultado final.


Última sessão:

Se, ao notar o resultado final, o paciente e, muitas vezes também o dentista, acharem que o dente ficou com uma cor mais clara do que o ideal para a pessoa ou se algo na lente não agradou, ainda é possível fazer alterações.


Se neste último momento o paciente achar o dente mais claro do que ele queria, maior que o desejado ou qualquer coisa pessoal que ele quiser mudar, ainda é possível. Isso porque, quando estiver pronto, não há mais como mudar.


Se houver algo a mudar nas lentes, será necessária mais uma sessão. Antes dela acontecer, o protético fará as alterações solicitadas e, finalmente, colocará a lente de contato no dente.


Vale lembrar que é possível fazer lentes de contato para vários dentes, mas também para apenas um. Ou seja, se você acha que apenas um dente está incomodando na aparência, poderá colocar a lente de contato nesse dente e deixá-lo em harmonia com o restante dos seus dentes.


A colocação de lente de contato dental é feita com anestesia?

A resposta é depende.


Quando os dentes do paciente não estão muito desgastados é possível fazer a colagem sem anestesia. Porém, se os dentes estiverem desgastados ou se for preciso fazer reparos maiores o dentista poderá sugerir ao paciente a colocação sob anestesia.


Essa atitude evitará desconfortos para o paciente, pois um dos produtos que são usados para preparar o dente que receberá a resina que une a lente ao dente é ácido, podendo causar dores relacionadas à sensibilidade dentária.


As lentes de contato são colocadas apenas nos dentes da frente?

O mais frequente é colocar as lentes de contato nos dentes da frente. Porém, há situações em que os dentes do fundo da boca (chamados pré-molares) possuem cor ou formato muito diferente do que foi planejado no início do tratamento.


Nestes casos, se esses dentes forem aparecer quando o paciente sorrir, as lentes podem ser colocadas até nos últimos dentes da arcada.


O mesmo acontece com os dentes da frente inferiores. Se a cor deles ficar muito diferente dos dentes de cima pode ser preciso fazer as lentes nos dentes de baixo também, para igualar a cor.


Quais são os benefícios das lentes de contato para os dentes?

Rapidez no tratamento;

Resultados imediatos;

Melhora da aparência do rosto;

Simplicidade no cuidado e higiene;

Pouca manutenção com alta durabilidade.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Nenhum comentário:

Postar um comentário