Image Map

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Por Quê é Importante Limpar a Língua?


Olá pessoal!Hoje em nosso post vamos trazer um assunto bastante interessante "A Importância De Limpar a Lingua".
Muitas vezes nos esquecemos de alguns cuidados que são indispensáveis,
e que  podem fazer toda a diferença para nossa saúde e bem estar.
Hoje iremos entender um pouco melhor sobre esse hábito,e quais cuidados devemos ter.

Veja abaixo...
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●
Por sua característica rugosa na superfície, a língua é uma morada certa para bactérias e restos alimentares, que podem influenciar no surgimento de problemas infecciosos e no desenvolvimento da halitose de origem bucal, o desagradável mau hálito.
Na limpeza  da língua não é necessário creme dental,  apenas a escova é o suficiente. Existem limpadores de língua ou raspadores de língua que podem ser adquiridos separadamente. Algumas escovas já possuem os limpadores integrados.  É importante observar a cor da língua. Se ela estiver cor de rosa, tem um aspecto  mais saudável, caso tenha uma cor mais esbranquiçada, deve estar diretamente relacionada com o mau hálito.

No momento de comprar o limpador, preste atenção em certas características. Prefira os modelos de plástico ou borracha aos de metal, já que são duradouros e fáceis de limpar. Os tipos mais ergonômicos são os que possuem a cabeça redonda ou têm formato em V. Fuja daqueles com a base muito fina, pois há o risco de cortar a língua. “Também é importante comprar raspadores que respeitem o tamanho da boca, especialmente no caso das crianças". Na infância, lembre-se, a higiene da língua deve ser feita com a supervisão dos pais.
Embora não seja um consenso, há uma ordem a seguir na faxina bucal: primeiro fio dental, depois limpador de língua e, por último, a escova. Isso porque a pasta de dentes, se usada no início, pode dificultar a remoção da saburra. Quanto à frequência de uso, bastaria uma vez ao dia, de preferência antes de dormir. Um bom investimento para garantir uma boca devidamente limpa — sem sujeira escondida no tapete.

Como escovar a língua?

A língua deve ser limpa após todas as refeições, principalmente após a escovação. Escovar a língua não é algo complicado. Basta passar a escova de forma bem suave em cada parte da língua, sempre cuspindo a sujeira desta escovação. Repita o procedimento mais de uma vez. A saburra lingual, ou seja, a sujeira da língua, é responsável pelas cáries causadas nos dentes. Nela estão agentes que fermentam os alimentos e podem causar danos ao esmalte dos dentes.


Sprays para evitar o mau hálito também podem ser adquiridos. O ideal é inserir a prática da limpeza lingual no seu dia a dia e cuidar de sua saúde bucal diária.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Chocolate Estimula A Sensibilidade Dentária? Veja Os Riscos E Como Consumi-lo Sem Prejudicar A Saúde Bucal


Olá pessoal!Hoje nosso post é sobre um tema bastante atrativo,
mas que pode nos causar preocupações se não cuidarmos.

Então vamos falar de chocolate? = )

_________________________________________________________________________________________

A sensibilidade dentária é um problema comum entre os pacientes. “Ela é ocasionada pelo desgaste da superfície do esmalte do dente ou exposição da raiz dentária em casos mais graves”. Além disso, as manifestações da sensibilidade dentária pode aparecer durante a alimentação, provocando dor no paciente. E um dos grandes incômodos para quem tem sensibilidade dentária é o chocolate. 
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●





DIVERSOS FATORES PODEM PROVOCAR SENSIBILIDADE DENTÁRIA

Se você sente incômodo ou sensação de choque ao consumir determinadas bebidas e alimentos, como quente e frio por exemplo, pode estar passando por um quadro de sensibilidade dentária. “Ela é um problema que afeta diretamente a polpa do dente”. Por isso, é importante prestar atenção como anda sua saúde bucal. E ainda, alguns fatores que podem vir a provocar esse quadro, como trincas no esmalte, bruxismo, periodontite, abrasão e início de cáries ou recidivas.

E O CHOCOLATE PODE ESTIMULAR ESSE QUADRO?

Para pacientes que já estão com sensibilidade dentária, comer um doce pode acabar tornando-se um momento de grande incômodo. E uma das opções de açúcar mais amada é o famoso chocolate. Por isso, o alimento acaba fazendo papel de um estimulante para a sensibilidade. “Após o desgaste do esmalte, o qual protege o dente dos estímulos externos, há uma exposição da dentina causando uma sensibilidade ao mastigar ou comer alimentos doces, como o chocolate”. Entretanto, esse doce favorito não precisa ser evitado. Nesses casos, o paciente é indicado a procurar um cirurgião-dentista. Assim, o diagnóstico sobre a sensibilidade será descoberto e encaminhado para o melhor tratamento.




TRATAMENTO PARA OS CASOS DE SENSIBILIDADE DENTÁRIA

Assim como ressaltado acima, a sensibilidade dentária pode ser provocada por diversos fatores. “Cada motivo determina o nível de sensibilidade e, por consequência, o tratamento necessário”.  Os pacientes com esse tipo de incômodo podem chegar até a cura do problema. “É possível tratar a sensibilidade e recuperar a saúde bucal”. No consultório, a dentina exposta pode ser recoberta com ajuda de produtos à base de flúor e resinas, por exemplo.

CONHEÇA ALGUNS DOS TRATAMENTOS PARA ESSE PROBLEMA!

Já pode ficar tranquilo, pois a sensibilidade dentária pode ser contornada sim. Vale lembrar que um importante cuidado são as visitas periódicas ao dentista, que podem ajudar no diagnóstico precoce. Veja abaixo,outros possíveis tratamentos:


- Creme dental específico com elevada concentração de flúor;
- Boa higienização;
- Escovas de cerdas mais macias;
- Flúor tópico, para proteger os dentes, e o flúor verniz, caso há sinal de cárie;
- Laserterapia.


Por fim, você não precisa abrir mão para sempre do seu chocolate. As opções meio amargo são as mais indicadas, já que a menor quantidade de açúcar contribui para sua saúde bucal.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●