Image Map

domingo, 23 de junho de 2019

Disfunção Temporomandibular

Olá pessoal!O tema do nosso post de hoje é a "Disfunção Temporomandibular",um conjunto de sinais e sintomas que resultam de uma má relação entre a mandíbula e o osso temporal.Vamos entender quais são as causas e qual o seu tratamento.
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●
Geralmente ligada ao apertamento dental, a disfunção temporomandibular causa dores musculares de cabeça e pescoço, ruídos na área da articulação, tonturas que atrapalham as  funções do paciente.
As dores de cabeça podem ser tratadas com a ajuda do cirurgião dentista?
Muitas pessoas sofrem de dores de cabeça, de ouvido, músculos da face, pescoço e costas. Estas pessoas podem estar sofrendo de desordem temporomandibular ou dor oro facial, pois os músculos e as articulações não funcionam em harmonia, resultando em dores e espasmos.
Entenda a importância do checkup odontológico para detecção destes problemas:
Como os músculos da mastigação e as articulações funcionam?

As estruturas que possibilitam a abertura e fechamento da boca são muito especializadas e trabalham juntas quando mastigamos, falamos e engolimos. Essa estrutura inclui músculos, ligamentos e ossos. A ATM é a articulação mais complexa do corpo. Os discos articulares permitem vários movimentos da boca como aberturas em diferentes graus e deslizamento. Muitos são os músculos que permitem abrirmos e fecharmos a boca, controlando os movimentos para frente e para trás, para os lados e fechamento. A articulação também está envolvida nesses movimentos.

Causa das desordens

Quando os músculos e as articulações não trabalham bem, acontecem os espasmos (restrição aos movimentos da boca, especialmente à abertura). Esses espasmos podem tornar-se parte de um ciclo que resulta em dano do tecido, dor, contração muscular e mais espasmos, fechando assim um ciclo que se repete indefinidamente.

Acidentes que envolvem a mandíbula, cabeça e pescoço ou doenças, como artrite, podem resultar em problemas da ATM. Fatores relacionados à oclusão dos dentes (mordida) também podem causar essas desordens

Hábitos bucais, como o bruxismo, podem ser uma resposta ao estresse do sistema. As pessoas podem apertar ou ranger os dentes durante a noite, esses movimentos causam o cansaço dos músculos que também resultam em espasmos, causando dor.

O alinhamento impróprio dos dentes pode causar dificuldades na mordida, na mastigação e na deglutição, o que leva os músculos ao estresse, assim como um dente que foi restaurado recentemente e se encontra alto quando fechamos a boca, em outras palavras, toca primeiro. O que é denominado de contato pré-maturo.

As causas da dor na articulação também podem estar relacionadas a interferências do disco articular ("menisco"), que está interposto entre as partes ósseas. O conjunto de alterações pode levar a restrição de abertura de boca e a dificuldade de mastigação.

São muitos os fatores etiológicos da Disfunção temporomandibular. 

Apresentamos a seguir as causas mais freqüentes:

-Traumatismos (macro e microtraumas)
De acordo com estatística publicada no Journal of the American Dental Association (JADA 1990; 120:267), os traumatismos (pancadas) são responsáveis por mais de 44% dos problemas de ATM.
-Aceleração/desaceleração cervical (Whiplash)
Freqüentemente relacionado a acidentes de carro (geralmente em batidas por trás), o brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa estiramento e compressão dos componentes da ATM, podendo danificá-la.
-Excessiva abertura de boca
Todas as articulações têm limitações de movimento, e a ATM não é exceção. Quando, por razões diversas, a boca é mantida aberta de modo exagerado, poderá haver danos aos ligamentos, à cápsula articular ou mesmo deslocamento de disco articular.
-Hábitos parafuncionais
Apertamento dental, apertamento de lábios, permanência de objetos entre os dentes, apoio de mão na mandíbula entre outros.
-Má-oclusão
Má-oclusão significa "mordida" inadequada. A má-oclusão pode estar relacionada à discrepância de bases ósseas maxilo-mandibulares ou a desarmonia dental. Como a manutenção da saúde da ATM depende de uma boa oclusão, potencialmente, todo portador de má-oclusão é candidato a ter problemas na ATM.
-Lassidão ligamentar
Algumas pessoas possuem todos os ligamentos das articulações relativamente frouxos (provavelmente por questões genéticas). A lassidão ligamentar em si não representa problema; no entanto, sua associação com outros fatores predisponentes pode levar à disfunção da ATM.
Outros fatores

Alterações sistêmicas (por exemplo: artrite reumatoide), alterações morfológicas congênitas, discrepâncias estruturais maxilo-mandibular, stress físico e psicológico, alterações hormonais etc.

Sinais e sintomas mais comuns das Desordens da ATM

●Dor na região de ouvido, algumas vezes se espalha pela face;
●Músculos da mastigação contraídos;
●Estalido ou ruído ao abrir ou fechar a boca;
●Dificuldade ao abrir a boca;
●Mandíbula travada, trancada ou deslocada;
●Dor ao mastigar, bocejar ou abrir a boca no máximo;
●Certas dores de cabeça, pescoço e lombares.
_________________________________________________________________________________________
Diagnóstico
Exames complementares são freqüentemente utilizados para diagnosticar com precisão a disfunção da ATM.
Tais exames compreendem
Imagens da ATM (radiografias transcranianas, tomografias, imagem por ressonância magnética);
Eletromiografia (EMG) computadorizada dos músculos do sistema mastigador;
Avaliação computadorizada dos ruídos nas ATMs (SonoPAK/I);
Avaliação computadorizada dos movimentos da mandíbula (Eletrognatografia).
Em casos crônicos, pode ser necessária a indicação de especialistas médicos (em geral, médicos ortopedistas) ou a avaliação de um cirurgião buco-maxilo-facial ou psicólogo.
Tratamento
O tratamento pode variar baseado em diagnóstico individual. Pode ser recomendado um tratamento envolvendo várias fases. Promover uma oclusão dentária que permita um bom relacionamento entre as estruturas da ATM e remover os fatores que possam estar associados ao problema.
O plano passo-a-passo é do maior interesse porque uma pequena correção pode ser necessária. Se a dor e outros sintomas persistem.

A. Objetivos

Evitar cirurgia através de tratamento conservador;
Reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar função;
Minimizar a dor muscular;
Melhorar a postura;
Melhorar o limite de movimento;
Reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula;
Reduzir a inflamação;
Reduzir a carga adversa na ATM;
Fortalecer o sistema músculo-esquelético;

B. Técnicas

O tratamento da Disfunção temporomandibular compreende:

Instalação de Placas Inter-oclusais;
Exercícios;
Fisioterapia;
Termoterapia (frio, calor, ultra-som);
Eletroterapia (TENS, MENS);
Anestesia nos músculos para bloqueio de "trigger points".
A Disfunção temporomandibular direcionada aos músculos de modo geral é mais fácil de ser tratada quando se encontra no processo inicial. A resposta ao tratamento, que varia de paciente para paciente, está diretamente relacionada há quanto tempo o problema existe. O não tratamento precoce pode levar a alterações intra-articulares da ATM.

É necessário entender que o tratamento das alterações intra-articulares, tanto no caso da ATM como no das outras articulações do corpo do humano, não resulta no retorno dessas articulações a sua integridade morfológica total. No entanto, podem ter sua função normal, mesmo coexistindo com diversos tipos de sequelas.

E como prevenir?
O ideal é realizar o exame da oclusão e da palpação da ATM sempre que for ao dentista. Quanto mais rápido o distúrbio for detectado, mais simples é a cura. "As mães devem desde cedo evitar a perda dentária dos filhos e prestar atenção nos hábitos incorretos como chupar dedos, chupetas, morder objetos, lábios ou língua, respirar pela boca, etc. O uso de aparelhos ortodônticos preventivos e corretivos também são fundamentais na hora certa, seguidos de um ajuste na oclusão".
A odontologia dos tempos atuais caminha a passos largos e o controle das doenças já é possível para todas as idades.
_________________________________________________________________________________________
Quais são as conseqüências do não-tratamento?

A disfunção temporomandibular é uma doença que, depois de instalada, é quase sempre progressiva. O que não se consegue determinar com exatidão e a sua velocidade de progressão e as suas conseqüências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.

Perfil da disfunção

As tabelas abaixo exibem o resultado de uma avaliação de  pacientes para o Diagnóstico e Tratamento da ATM.


Queixa principal do paciente
Dor na ATM 132 (33,00%)
Ruído na ATM 90 (22,50%)
Dor de cabeça 48 (12,00%)
Dor muscular 36 (9,00%)
Dor facial 34 (8,50%)
Dificuldade de abrir a boca 27 (6,75%)
Dor de ouvido 16 (4,00%)
Desgaste dental 10 (2,50%)
Zumbido 5 (1,25%)
Travamento aberto 2 (0,25%)
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

domingo, 9 de junho de 2019

Porque os dentes amarelam? Como evitar...


Comidas, bebidas, remédios e até a própria genética podem influenciar na cor dos dentes; veja causas e possíveis soluções...

○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Nem todo mundo consegue ter dentes naturalmente brancos e procuram tratamentos caseiros
Ter um sorriso branco se transformou em uma demanda estética e, para algumas pessoas, uma necessidade psicológica. Mas nem todo mundo consegue ter os dentes totalmente brancos de forma natural. Muitos culpam o cigarro e o café pelo tom amarelado, mas nem sempre é o caso.
_________________________________________________________________________________________

1. Causas genéticas

"A cor dos dentes depende de cada pessoa".Há um condicionante genético importante que define a coloração de nossos dentes desde que nascemos,também existem doenças congênitas como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, que provocam problemas no esmalte ou na dentina, fazendo que estes adquiram uma cor amarelada ou até marrom. É um processo herdado, de pais para filhos.Além disso, as alterações endócrinas de hormônios da tireoide também influem na cor dos dentes e podem provocar manchas e alterar sua cor.

2. O que você come e bebe

Alguns alimentos e bebidas têm pigmentos que podem passar pelos poros de nosso dentes ou, como os dentistas os chamam, os canalículos dentinários, da dentina.

Os mais conhecidos são o café e o chá preto. Outros são menos óbvios,também o chá verde, cuja pigmentação pode amarelar os dentes, o vinho tinto e os refrigerantes. O mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno (um pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura.

3. Medicamentos e tratamentos

"Alguns tipos de antibióticos, como a tetraciclina, podem provocar uma alteração durante a formação do dente, fazendo com que este se desenvolva com uma cor parda estriada".

Outros produtos que fazem com que os dentes fiquem amarelados, segundo o especialista, são os enxaguantes bucais. Dentes com obturações de prata também podem ter sua cor alterada, já que a obturação tem pigmentos que, podem ser assimilados pelo dente e transformar sua cor.
Quando o nervo ou polpa do dente é danificado, ele também pode escurecer. De qualquer maneira, existem novas soluções como a utilização de resinas.

4. O passar do tempo (e a falta de cuidados)

Outro fator é o tempo. À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando. "É normal que, com a idade, os dentes amarelem, pois desde que nascemos até nossa morte os submetemos a uma série de condições que provocam mudanças neles".
Mas também é fundamental a forma como cuidamos de nossos dentes. E, acima de tudo, como os higienizamos. 

Prevenção

Não podemos evitar a passagem do tempo, mas podemos ter cuidado com a limpeza dos nossos dentes e também evitar o consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. E, claro, manter distância do cigarro.
Mas se o que a pessoa quer é uma solução para o problema já existente, é melhor procurar um profissional. "Muitos tratamentos caseiros de branqueamento não têm capacidade terapêutica, como alguns anunciados na televisão e que prometem um branqueamento em até oito tons – o que é impossível. É publicidade enganosa."
O ideal é ir ao dentista e ver o que se pode fazer para branqueá-los e, acima de tudo, descartar patologias prévias", em relação a remédios caseiros – bicarbonato com limão é um deles –, Castro alerta que é preciso ter cuidado. "É um ácido que causa erosão e cujo efeito seria o mesmo que esfregar uma lixa no dente."

 Creme dental com branqueadores também podem não cumprir o que prometem. Eles "jogam com o truque das cores (o oposto do amarelo é o violeta); as partículas violetas que impregnam o dente provocam a sensação de falso branqueamento".Além desse também existe outro problema que está surgindo: a brancorexia, uma obsessão com dentes brancos.

○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

domingo, 2 de junho de 2019

Bruxismo:Como Tratar o Ranger dos Dentes


Olá!Em nosso post de hoje falaremos sobre um tema muito delicado e que não podemos deixar passar despercebido o "bruxismo",devemos estar sempre atentos às nossas reações e ao que estamos sentindo,às vezes uma simples dor de cabeça pode ser um sintoma,por isso periódicamente  devemos estar buscando ajuda de um profissional especializado,para expor e tirar dúvidas,pois com o passar do tempo estes sinais podem tornar-se desagradáveis.

Vamos entender...
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Conhecido como bruxismo, o ranger dos dentes durante o sono atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Como o problema acontece geralmente durante a noite, sua descoberta costuma ser bastante demorada.

O distúrbio pode se manifestar em diversas idades e dependendo de sua gravidade, destrói o tecido da gengiva e causa até mesmo problemas de artculação da mandíbula. 

_________________________________________________________________________________________

Quais são as principais causas do bruxismo?

Ainda não existe comprovação médica sobre as causas do bruxismo. Porém, razões físicas ou psicológicas são geralmente associadas a esse incômodo ranger dos dentes.

Sentimentos como ansiedade, estresse e raiva são associados à tensão que se forma na mandíbula e incita o problema. Alinhamento anormal dos dentes, dor de ouvido, refluxo e apneia do sono são outras questões que podem estimular o distúrbio.

O ranger dos dentes apresenta sintomas?

Mesmo sendo de difícil identificação, alguns sintomas e sinais podem demonstrar que você tem bruxismo. Por exemplo, se o ranger dos dentes for muito alto, o som pode despertar uma pessoa que esteja dormindo próxima ou até a si mesmo.

Se a sensibilidade nos dentes for recorrente e eles começarem a se lascar ou desgastar, é sinal de que o processo acontece com frequência. Dor de cabeça e mandíbula que estrala dolorosamente são outros sintomas preocupantes e podem indicar que o estágio começa a ficar avançado.

Como é o diagnóstico do problema?

Ao procurar ajuda médica, o primeiro profissional a ser consultado é o odontologista, ele fará a primeira avaliação de seus dentes e solicitará os exames para confirmar se seus sintomas são realmente causados pelo ranger dos dentes.

De acordo com o resultado, ele fará o encaminhamento para outros especialistas, como o psiquiatra ou o fonoaudiólogo. Por meio dessas consultas, o diagnóstico final será fornecido.

Ele pode se relacionar com distúrbios dentários, distúrbios e infecções no ouvido ou problemas com a articulação têmporo-mandibular. A partir de então, o tratamento para o bruxismo será iniciado.

Como tratar bruxismo?

A solução mais comum que o tratamento do bruxismo apresenta é o uso de uma placa dental, feita de silicone ou resina, é confeccionada sob medida para o encaixe perfeito dos dentes superiores. Assim, eles não entrarão em atrito com os inferiores e o problema é corrigido com o tempo.

Se a causa do ranger dos dentes for associada ao alinhamento da mordida, é necessário ir mais além. Normalmente, são recomendados tratamentos ortodônticos, uso de aparelhos dentários ou restauração.

Agora que você já sabe o que é e como tratar bruxismo, está preparado para perceber qualquer sinal do problema. Procurar ajuda o quanto antes ajuda na cura e na diminuição de todas as dores causadas por ele.


E você, tem ou teve que conviver com o ranger dos dentes? Como é lidar com esse problema? Conte sua experiência nos comentários abaixo!
○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●