Image Map

sexta-feira, 26 de março de 2021

Tudo Sobre o Nervo Mandibular

 


Olá pessoal!Hoje em nosso post vamos conhecer em todos os detalhes o Nervo Mandíbular.O que causa o incômodo e quais os problemas que o afetam.

Vamos entender melhor...

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Nervos da Boca

O ramo mandibular faz parte de um nervo maior chamado nervo trigêmeo. O nervo trigêmeo consiste, ao todo, em três ramos nervosos, sendo o mandibular o maior deles. O ramo mandibular do nervo é responsável pela sensação na parte inferior do rosto, incluindo a sensação nos dentes, na maior parte da língua, nos músculos da mastigação e em alguns outros músculos faciais. Esse nervo permite que você fale, engula, mastigue e respire.

Problemas que afetam o Nervo Mandibular


Duas condições que podem afetar esse nervo facial são nevralgia do nervo trigêmeo e 
disfunção temporomandibular (DTM).

A nevralgia do nervo trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta as áreas conectadas aos ramos do nervo trigêmeo. A dor penetrante intensa pode ser provocada por envelhecimento, trauma, tumor, acidente vascular cerebral ou uma condição que exerce pressão sobre a bainha protetora que reveste o nervo trigêmeo.

A DTM pode causar dor na articulação temporomandibular (ATM), que conecta a mandíbula ao crânio.Os médicos identificaram várias causas de desconforto na ATM, incluindo bruxismo, genética, artrite e lesões na mandíbula.Como o nervo mandibular é responsável pelas sensações na região da ATM, o bloqueio nervoso pode ajudar a aliviar a dor associada à DTM.

Bloqueio do nervo mandibular para procedimentos odontológicos

Para evitar a dor durante procedimentos próximos à mandíbula,o tipo mais comum de anestésico local age para bloquear um ramo do nervo mandibular chamado nervo alveolar inferior. Primeiro, o dentista aplicará um anestésico tópico na área para diminuir o desconforto da injeção. Depois de injetar o anestésico, o dentista verificará se está agindo. Caso contrário, a injeção pode ser aplicada novamente. Essa técnica é especialmente comum durante a remoção do dente do siso.

 Os anestésicos odontológicos não funcionam entre 15% a 30% do tempo, e a causa mais comum para isso é a falha do bloqueio do nervo alveolar inferior. Esse procedimento pode não funcionar se a anatomia da boca do paciente não permitir que o medicamento atinja o nervo. Nesses casos, o dentista pode precisar direcionar a injeção para um ponto diferente ou anestesiar uma área maior da boca.

Após um procedimento odontológico que exige bloqueio do nervo, você pode sentir uma leve dor nos músculos da mandíbula por alguns dias. O dentista pode dar recomendações sobre como controlar a dor. Na grande maioria dos casos, o nervo não será danificado e, em breve, a mandíbula estará melhor novamente.

 ●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

segunda-feira, 1 de março de 2021

"O Flúor e suas Propriedades."

   








   



Olá pessoal! Hoje em nosso post,vamos entender um pouco melhor  sobre o Flúor e as suas propriedades.Em quais casos ele é indicado e em quais aspectos ele pode nos ajudar.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

O que é Flúor?

O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público.

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

Como o flúor atua?
O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas:

  • O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.
  • O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.

O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca.

  • Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.
  •  Em outros momentos - quando sua saliva está menos ácida - ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.
  • ●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●