Image Map

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O que é um odontoma e como ele é tratado?

 


Olá pessoal!Hoje em nosso post,vamos entender um pouco sobre "Odontoma".

Quais são os fatores que influenciam e como ele se desenvolve.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

 Odontoma é um dos tipos mais comuns de tumores de boca benignos. Alguns profissionais consideram esse tumor um tipo de hamartoma (malformação de desenvolvimento) dentário, que é um crescimento anormal do tecido que imita o tecido adjacente. Os odontomas são compostos de tecidos dentários, tais como esmalte, dentina, cemento e polpa, e costumam se formar nos maxilares durante o desenvolvimento dos dentes.

___________________________________________________________________________________________________________________

Tipos de odontomas

Em geral, os odontomas são pequenos, embora às vezes possam se tornar maiores, e não causam sintomas. Existem dois tipos principais de odontomas, que podem ser diagnosticados pelo dentista por meio de uma radiografia

Complexo

Um odontoma complexo é uma massa não organizada de tecido dentário.  Esse tipo ocorre com maior frequência nos segundos e terceiros molares inferiores.

Composto

Um odontoma composto se assemelha a um grupo de dentes pequenos. Esse tipo de odontoma ocorre com maior frequência na maxila e costuma afetar os dentes da frente.

Diagnóstico e sintomas

Esses tumores podem se desenvolver em pacientes de qualquer idade, mas são mais comuns em adolescentes e jovens adultos na faixa dos vinte anos.

Como os odontomas costumam ser assintomáticos, são mais comumente identificados por meio de radiografias de rotina realizadas pelo dentista. Ambos os tipos aparecem na radiografia como uma massa circundada por um halo transparente. A forma dessa imagem do odontoma ajudará o dentista a classificá-lo como complexo ou composto.


Alguns pacientes podem sentir dor, inchaço ou deslocamento do dente por causa do tumor. Aproximadamente 80% dos casos estão associados a dentes não erupcionados, portanto, muitas vezes um paciente pode ter dentes que ainda não irromperam a gengiva e não afloraram na boca. Os odontomas são benignos, ou seja, não cancerosos, e geralmente não voltam a crescer após serem removidos.


Remoção

Os dentistas normalmente optam por remover os odontomas se eles causarem sintomas ou prejudicarem a erupção normal dos dentes. A remoção normalmente é feita por um cirurgião bucomaxilofacial, com o encaminhamento do dentista geral do paciente. Como os odontomas estão frequentemente relacionados a dentes não erupcionados, a equipe odontológica também pode optar por extrair o dente ao remover o odontoma caso ele não esteja se desenvolvendo  adequadamente. Se necessário, o paciente pode discutir as opções de reposição do dente com a equipe de odontologia. Também pode ser necessário o tratamento ortodôntico para ajudar a manter o alinhamento adequado dos dentes após a remoção de um odontoma.


Em geral, o processo de cicatrização ocorre sem complicações e certamente o paciente retornará ao consultório para consultas de acompanhamento com o dentista. Se você for diagnosticado com um odontoma, saiba que os profissionais de odontologia podem ajudá-lo a obter o tratamento de que você precisa. Junto com uma boa rotina de cuidados bucais, as radiografias regulares ajudam o dentista a diagnosticar qualquer problema de saúde dentária precocemente.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Problemas que Afetam o Nervo Mandibular

 


Olá pessoal!Ao imaginar o sistema nervoso humano, você pode pensar em um grande número de nervos tão caótico quanto o emaranhado de fios que fica atrás da sua televisão. A complexa rede de nervos do corpo pode ser estonteante, mas há uma organização nesse caos. Um dos nervos da anatomia facial é o nervo mandibular. Saiba mais sobre sua função, possíveis problemas que podem afetá-lo e como o dentista pode administrar uma anestesia para bloqueio desse nervo.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Nervos da Boca

O nervo trigêmeo consiste, ao todo, em três ramos nervosos, sendo o mandibular o maior deles. O ramo mandibular do nervo é responsável pela sensação na parte inferior do rosto, incluindo a sensação nos dentes, na maior parte da língua, nos músculos da mastigação e em alguns outros músculos faciais. Esse nervo permite que você fale, engula, mastigue e respire.
___________________________________________________________________________________________________________________

Problemas que afetam o nervo mandibular

Duas condições que podem afetar esse nervo facial são nevralgia do nervo trigêmeo e disfunção temporomandibular (DTM).

A nevralgia do nervo trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta as áreas conectadas aos ramos do nervo trigêmeo. A dor penetrante intensa pode ser provocada por envelhecimento, trauma, tumor, acidente vascular cerebral ou uma condição que exerce pressão sobre a bainha protetora que reveste o nervo trigêmeo.

A DTM pode causar dor na articulação temporomandibular (ATM), que conecta a mandíbula ao crânio.É possível identificar várias causas de desconforto na ATM, incluindo bruxismo, genética, artrite e lesões na mandíbula.Como o nervo mandibular é responsável pelas sensações na região da ATM, o bloqueio nervoso pode ajudar a aliviar a dor associada à DTM.

Bloqueio do nervo mandibular para procedimentos odontológicos

Para evitar a dor durante procedimentos próximos à mandíbula, o dentista pode administrar um anestésico local.O tipo mais comum de anestésico local age para bloquear um ramo do nervo mandibular chamado nervo alveolar inferior. Primeiro, o dentista aplicará um anestésico tópico na área para diminuir o desconforto da injeção. Depois de injetar o anestésico, o dentista verificará se está agindo. Caso contrário, a injeção pode ser aplicada novamente. Essa técnica é especialmente comum durante a remoção do dente do siso.

Os anestésicos odontológicos não funcionam entre 15% a 30% do tempo, e a causa mais comum para isso é a falha do bloqueio do nervo alveolar inferior. Esse procedimento pode não funcionar se a anatomia da boca do paciente não permitir que o medicamento atinja o nervo. Nesses casos, o dentista pode precisar direcionar a injeção para um ponto diferente ou anestesiar uma área maior da boca.

Após um procedimento odontológico que exige bloqueio do nervo, você pode sentir uma leve dor nos músculos da mandíbula por alguns dias. O dentista pode dar recomendações sobre como controlar a dor. Na grande maioria dos casos, o nervo não será danificado e, em breve, a mandíbula estará melhor novamente.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●