Image Map

domingo, 29 de novembro de 2020

OSSEOINTEGRAÇÃO: ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA ESSE IMPLANTE

 


Olá pessoal!Hoje vamos falar de "Osseointegração".Um tipo de tratamento utilizado para restauração,que desenvolve um papel fundamental na estética dental para quem busca esse tipo de mudança.Vamos entender melhor sobre o tema.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

OSSEOINTEGRAÇÃO: ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA ESSE IMPLANTE


Índice:

1.Como funcionam os implantes dentários?

2.O que é a osseointegração?

3.Quando o procedimento é indicado e quais são os benefícios?

4.Quantos dentes podem ser implantados dessa maneira?

___________________________________________________________________________________________________________________

As pessoas podem ter sua mastigação muito comprometida apenas pela falta de um elemento dentário. Pensando nesta situação a reabilitação indicada seria a colocação do elemento perdido ou dos elementos através do implante.  Os Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos


Osteointegração ou osseointegração é a união estável e funcional entre o osso e uma superfície de titânio. Este fenômeno ocorre após a inserção de peça em titânio dentro do osso e a migração das células ósseas para a superfície deste metal.Envolve a ancoragem de um implante pela formação de tecido ósseo ao redor do implante sem crescimento de tecido fibroso na interface osso-implante. 


O modelo com osseointegração é o mais recomendado, mas muitas pessoas ainda não têm esclarecimento de como realmente esse processo acontece, e poderá ficar protelando o início do tratamento. 

___________________________________________________________________________________________________________________


COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS?

Os implantes são dentes artificiais que se integram ao osso para garantir toda a segurança e estabilidade que os pacientes procuram. As próteses podem ser parciais ou totais, mas são sempre montadas sobre eles. Isso é feito para garantir que não mudem de posição na boca, nem escorreguem de um local para o outro.


Essa modalidade é conhecida como prótese sobre implante e consegue restaurar todas as funções bucais. Isso sem contar com o fato de serem mais naturais que as pontes ou dentaduras convencionais. Vale destacar que esses dois últimos métodos também são muito procurados como solução para a falta de dente, mas muitos pacientes reclamam de desconforto ou dificuldade de adaptação nesses casos.


E tem mais: o fato de seguir com a colocação de um implante parte de um pressuposto de que não é preciso preparar ou desgastar um dente natural. O paciente precisa apenas ter gengivas saudáveis e ossos adequados para a sustentação. Por isso, é importante investir em uma higiene bucal e visitas regulares ao dentista (antes e depois do procedimento), pois essa é uma ótima forma de garantir o sucesso a longo prazo.


O QUE É A OSSEOINTEGRAÇÃO?

Um processo de osseointegração tem muitos significados e pode ser explorado em diversas partes do corpo humano. Quando o assunto é a odontologia, sua principal atribuição é relacionada às implementações dentárias, sendo uma etapa indispensável para garantir um procedimento bem-sucedido.


A evolução dos implantes colocou a técnica com a osseointegração como a mais indicada. Isso porque a ideia é seguir com um processo em que acontece uma absorção do próprio organismo — o que faz toda diferença quando o assunto é a durabilidade do tratamento.


O procedimento começa por meio de uma cirurgia que inclui um pino de titânio que substitui a raiz dentária, então é fundamental que seja aderente, pois será o grande responsável por garantir a estabilidade. Por isso, ele é colocado antes do dente implantado, justamente para dar continuidade ao tratamento.


Como o próprio nome indica, o procedimento prevê a integração do pino ao osso em que foi implantado. Nesse caso, a principal evidência de que isso aconteceu é o desenvolvimento do osso ao redor da peça, um aspecto que pode parecer sem sentido, mas que garante a sua sustentação e segurança a longo prazo.


O organismo desenvolve um tempo, em média, de 4 a 6 meses para finalizar o processo de osseointegração, isso poderá variar da região implantada e das condições ósseas do paciente. Depois disso, o dentista avalia se o osso realmente conseguiu integrar o pino. Caso tenha acontecido, então uma segunda cirurgia é feita para a remoção de gengiva que recobre a área deste pino e assim finalmente, colocar um dente artificial para a conexão do pino implantado.


QUANDO O PROCEDIMENTO É INDICADO E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

A osseointegração é indicada para pacientes que procuram a implantação de um dente artificial por um longo período. Vale destacar que, por mais que o dente seja sintético, o aspecto e funcionalidade é muito similar ao natural.


A seguir, confira alguns benefícios que esse método tem como diferencial!


MATERIAL BEM-ACEITO PELO ORGANISMO

Muitas pessoas não sabem, mas o titânio é o material mais explorado para o pino do implante. O principal motivo é o fato de ser biocompatível, ou seja, muito bem-aceito pelo organismo. Essa é uma forma de evitar qualquer tipo de rejeição ao objeto.


ALTA ADERÊNCIA

Parte do processo envolve a migração de células ósseas para a região. Essa formação de osso ao redor da peça é um dos passos fundamentais para garantir a alta fixação do pino.


PROCESSO INDOLOR

Além disso, vale destacar que o procedimento de osseointegração acontece sem dor ou infecção para o paciente. Afinal, é apenas o próprio organismo trabalhando de forma natural.


ALTO ÍNDICE DE SUCESSO

O índice de sucesso do tratamento chega a marca de 95%. Isso acontece pelo fato de os materiais usados serem biologicamente compatíveis com o corpo humano, principalmente se contarem com o comprometimento dos pacientes em manter a saúde bucal depois da chegada dos novos dentes.


QUANTOS DENTES PODEM SER IMPLANTADOS DESSA MANEIRA?

O processo pode ser feito para o tratamento de um dente individual ou para a colocação de uma prótese que resolva mais de um dente. Ainda assim, é interessante ressaltar que os implantes podem seguir alternativas diferentes.


A primeira é a prótese protocolo, um modelo fixado sobre 4 a 8 implantes em média. Essa prótese é parafusada e retirada apenas pelo dentista, um aspecto que garante uma boa estética. Por outro lado, ela tem uma higienização mais difícil, já que todos os dentes estão conectados entre si. O paciente deve ficar atento e seguir com certos cuidados para evitar desgastes desnecessários.


Outro modelo comum é a prótese overdenture. Apesar de ser mais barata que a anterior, ela exige menos implantes (o mais comum é uma média de 2 a 6 dentes em média). Além disso, sua estrutura é removível e confeccionada em resina.


Como pode ser retirada (ou seja, é móvel), ela funciona como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que tem a função de conectar os implantes à prótese. Essa é uma forma de dar mais estabilidade para o paciente. Como ponto positivo, a higienização desse modelo é consideravelmente mais simples que a prótese protocolo.


Agora que você entende melhor como a osseointegração é uma ótima alternativa para quem quer fazer implantes dentários, procure um dentista especializado. Ele é o profissional ideal para avaliar as particularidades do seu caso e identificar o modelo mais indicado para a sua necessidade, assim como alguns fatores que podem influenciar no resultado e o estado dos seus ossos.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Invisalign:"Indicado em todos os cenários."

  


Muita gente tem curiosidade sobre o tratamento com o Invisalign. 

Será que, por ser um aparelho mais moderno, diferenciado, ele também só é indicado para os casos complexos ou específicos de uma determinada natureza? 

Vamos entender melhor no post de hoje em que esse inovador tratamento pode ajudar.

Em todos os cenários:

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Como já comentamos, o Invisalign tem uma rápida aceitação dos pacientes por ser um

aparelho diferente. Trata-se de um alinhador transparente, que realmente não traz a sensação

para as outras pessoas que alguém está fazendo o seu uso, e removível, o que facilita na hora

da limpeza e da alimentação, por exemplo.

Além de outros benefícios, o Invisalign promete alinhar os dentes com eficiência, uma vez que

todo o tratamento é projetado pelo dentista credenciado e habilitado a operar um programa

de computador que traçará os objetivos, as etapas e até pode projetar os resultados

esperados, bem como o seu tempo.

Falando em tempo, está comprovado que cuidar dos dentes com o Invisalign traz um retorno

mais eficiente. Em alguns casos, poucos meses de uso já podem apresentar um resultado

satisfatório, animando ainda mais o paciente a continuar o seu tratamento.

___________________________________________________________________________________________________________________

Mas existem ainda os casos mais complexos onde o aparelho pode funcionar bem. 

Veja alguns exemplos:


Dentes apinhados : esse é um quadro onde não há espaço no arco dentário para que

os dentes se acomodem e encaixem com naturalidade, fazendo com que alguns se

sobreponham.


Dentes espaçados : é a situação oposta do problema acima. Há um espaço extra no

arco dentário, causando problemas na alimentação e na estética.


Mordida profunda: ocorre quando os dentes superiores anteriores sobrepõem

exageradamente os inferiores.


Retrognatismo e prognatismo: São cenários opostos, mas que trazem problemas se

não tratados. No retrognatismo por exemplo, os dentes inferiores ficam muito atrás

dos superiores, dando a impressão que a pessoa é “dentuça”.


Esses e outros problemas podem ser superados com um bom tratamento ortodôntico. O

Invisalign é uma das soluções possíveis para estas e outras situações que só o seu ortodontista

pode sugerir. Consulte um profissional e apresente suas dúvidas. Não deixe de

cuidar da sua saúde bucal!

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Odontologia Digital

 


Olá pessoal!Hoje em nosso post vamos falar à respeito de um tema bastante inovador e conceitual a Odontologia Digital.Vamos conhecer a sua funcionalidade e as vantagens que esta nova tecnologia nos proporciona.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●

Com o avanço da era digital todas as áreas evoluíram e uma delas foi a Odontologia. Antigamente, para fazer um dente de porcelana, demorava muito tempo e muitas consultas eram realizadas e hoje é possível realizar esse processo em até no máximo 2 horas, graças a Odontologia Digital.

_______________________________________________________________________________________________

A Odontologia Digital está avançando muito no Brasil e cada vez mais, a solução para o tratamento dos pacientes está ficando mais rápida, fazendo com que o trabalho do dentista tenha mais precisão, evitando erros e eliminando o desconforto dos pacientes. A tecnologia digital se torna uma aliada ao profissional, e quem trabalha com a tecnologia a seu favor atua no mundo físico e no mundo virtual.

Para iniciar o tratamento, o paciente precisa ser “digitalizado”, com isso podemos dividir o processo em 3 etapas:

Processo de captura das informações: com as câmeras de foto e vídeo, escâneres intraorais 3D ou de bancada e tomografias computadorizadas é possível fazer uma moldagem virtual do paciente;

Processo de planejamento em software: com as informações capturadas, o dentista projeta os aparatos necessários para o tratamento. Vale ressaltar que todas as necessidades dos pacientes podem ser realizadas pelos softwares, desde restaurações até tratamentos cirúrgicos;

Processo de fresagem ou impressão 3D: com o projeto digital pronto no software é necessário colocar o material que o dentista escolheu para o tratamento do paciente no processo de fresadora e o produto fica pronto. A impressão 3D é uma forma aditiva, o produto é criado sobre um modelo de polímero;

Hoje, por meio de um ipod, é possível controlar o “motorzinho do dentista”, tornando o processo mais silencioso e mais confortável para o paciente. “Com os escâneres é possível mapear toda a boca do paciente, colocar a imagem 3D na tela do computador (processo que leva de 1 a 5 minutos) e deixar o paciente descansando enquanto o dentista trabalha apenas no computador”.

Com a odontologia digital os processos são mais ágeis, as chances de erro são menores e, em alguns casos, apenas uma consulta é necessária.

●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●